A Microbiologia como conhecemos nos dias atuais só foi possível quando no ano de 1674 o alemão Antony Van Leeuwenhoek criou o primeiro microscópio. ... Foram essas cartas que deram início a Microbiologia, afinal, foram elas que permitiram que a sociedade tomasse conhecimento da existência de pequenos seres microscópicos.
O aperfeiçoamento do microscópio feito por Anton van Leeuwenhoek lhe rendeu o tútulo de criador da microbiologia experimental ao constatar a existência dos microrganismos, principalmente protozoários e bactérias, através de observações em microscópios por ele mesmo construídos.
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado no final do século XVI por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek (1632 - 1723).
Os primeiros microscópios eram simples e bastante limitados em relação à ampliação, esses eram compostos de única lente, os primeiros que se têm notícia foram construídos na primeira metade do século XVII, com o intuito de estudar insetos.
No início, a teoria celular foi elaborada pelo cientista Robert Hooke, no ano de 1665. Com base nessa pesquisa a célula é uma unidade morfofisiológica de todos os seres vivos, ou seja, ela corresponde a menor unidade da vida.
As lunetas usam duas lentes espaçadas entre si para produzir imagens ampliadas de objetos distantes. A luneta é um instrumento óptico simples usado para observar objetos distantes.
O telescópio. O instrumento utilizado para ver objetos que se encontram a uma distância muito grande da Terra é chamado de telescópio. Ele tem a capacidade de ampliar e formar uma imagem virtual próxima à lente ocular, fazendo com que a imagem nos pareça maior do que a observada a olho nu.
Como funciona? A maioria dos telescópios são feitos com lentes ou espelhos curvos que captam e focalizam a luz do objeto celestes. Os primeiros modelos eram construídos com vidro transparente, mas logo os pesquisadores perceberam que o espelho é mais leve e liso.
Os radiotelescópios funcionam a partir da detecção de ondas eletromagnéticas vindas de corpos celestes que compõem o universo. Os radiotelescópios são instrumentos utilizados para a investigação de corpos celestes, pois captam ondas eletromagnéticas que estão fora do intervalo visível.
Diferentemente dos telescópios ópticos, o radiotelescópio utiliza uma grande antena de formato parabólico para a captação de ondas de rádio. Essas antenas funcionam como grandes espelhos para ondas de rádio. ... Quando chegam, são refletidas em direção a um receptor de ondas localizado em um ponto chamado de foco.
O Rádio-Observatório Espacial do Nordeste - ROEN é um radiotelescópio com uma antena de 14,2 metros de diâmetro, a maior do Brasil, localizado na cidade de Eusébio na Região Metropolitana de Fortaleza.
A diferença fundamental entre um radiotelescópio e um telescópio ótico encontra-se no conteúdo captado por cada um. Como foi dito, o primeiro observa ondas de rádio emitidas por corpos celestes, já a versão óptica produz imagens a partir da luz visível gerada ou incidida sobre um astro.