Ocupando uma área de aproximadamente 3,14 milhões de quilômetros quadrados, a bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica da América do Sul e a quarta maior do mundo. Os principais rios que compõem a bacia Platina são o Paraná, Paraguai e Uruguai, sendo que todos eles nascem em território brasileiro.
A Bacia Platina abrange uma área de cerca de 3,14 milhões de quilômetros quadrados. Trata-se da segunda maior bacia hidrográfica que existe na América do Sul, sendo a quarta maior do mundo.
Características. A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil (depois da Bacia Amazônica) e da América do Sul. ... Possui rios navegáveis com grande potencial hidrelétrico e está localizada no sul da América do Sul. Além do Brasil, a Bacia Platina está presente no Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina.
Sempre abrir. A bacia do Rio Prata possui uma superfície de 3.
Apesar de toda sua exuberância, a Bacia Platina enfrenta alguns desafios. O rio Tietê, um dos mais poluídos do país, está localizado nessa Bacia. O rio atravessa grande parte do Estado de São Paulo e da capital e, diariamente, recebe toneladas de esgoto, agrotóxicos, resíduos indústrias e lixo.
A Bacia do Paraná é a maior das três. Situa-se em áreas do sudeste e sul do Brasil e foi intensamente transformada para a construção de hidrelétricas e para a navegação. Destacam-se, além do rio Paraná, os vários afluentes pela geração de energia e pelo recente desenvolvimento das hidrovias.
I - É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.
Ela também é conhecida como Bacia do Prata, devido ao Rio da Prata, a foz do rio Paraná, o segundo maior em extensão da América do Sul. ... A bacia Platina passa pela Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. O nome Platina deve-se aos países que formam a América Platina — Argentina, Paraguai e Uruguai.
A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do planeta, com 1.
Argentina é
Outros aspectos que merecem destaque são o potencial hidrelétrico desses rios, aproveitado através da construção de usinas hidrelétricas, e os trechos navegáveis, proporcionando o deslocamento de cargas entre as nações que integram o Mercosul (Mercado Comum do Sul).
Seus principais rios são: Paraná, Uruguai, Paraguai, Iguaçu, Tietê, Paranapanema, Grande, Paranaíba, Taquari, Sepotuba. O rio da Prata se origina do encontro de dois dos principais rios desta bacia: Paraná e Uruguai. Eles se encontram na fronteira entre a Argentina e o Uruguai.
Abrangendo os territórios de cinco países - Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai -, esta bacia, com uma área de 3,1 milhões de km2 (equivalente a 17% da superfície da América do Sul), é a segunda maior estrutura hidrográfica do continente, sendo superada apenas pela Bacia Amazônica.
rio Amazonas
A bacia do Rio Amazonas possui cerca de sete milhões de metros quadrados. É a bacia com maior volume de água doce do planeta, sendo composta pelo maior rio do mundo, o Amazonas. ... São cerca de 20 mil quilômetros aptos à navegação na região do Rio Amazonas e adjacências, além de um excelente potencial hidrelétrico.
O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. ... A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.
Rio Amazonas
A Bacia Amazônica abrange uma área de drenagem da ordem de 6.
7.
A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul. Cerca de 40 % de sua área localiza-se no Brasil, estendendo-se para países como o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.
A bacia do rio Amazonas envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas. ... A bacia hidrográfica compreende terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil). É a maior bacia de regime misto (pluvial e nival) do mundo.
A bacia Amazônica, ou bacia do Rio Amazonas, está situada em vários países da América do Sul. É a mais extensa, de maior densidade de água do mundo e possui o maior potencial de geração de energia hidrelétrica do Brasil.