Retire primeiro o cabo negativo da bateria. Não permita que esse cabo volte a encostar no pólo. Em seguida retire o cabo positivo. Ao colocar a bateria nova, insira primeiro o conector do cabo positivo no pólo positivo da bateria, tomando o cuidado de fixá-lo corretamente.
Para substituição siga os seguintes passos:
Para soltar a bateria do carro usaremos a chave L ou canhão 13 milímetros. O parafuso a ser solto fica na frente, no meio, e na parte de baixo da bateria. Se ele estiver muito pesado para soltar, basta desenroscar a porca em intervalos de 15 segundos. Isso vai evitar que o metal da rosca esquente e quebre.
“É importante desligar o registro do gás e verificar se o fogão também está fora da tomada. Não é bom deixar, nunca, os equipamentos ligados à parte elétrica. Se for uma viagem mais longa, recomenda-se até mesmo retirar os alimentos da geladeira e desligá-la”, orienta o capitão Marcelo Nogueira.
Barreto adverte: “Não é recomendável desconectar a bateria ao deixar o carro desligado por muito tempo. Porque os automóveis de hoje têm muitos componentes eletrônicos que podem se desconfigurar sem receber energia. Desativar o componente pode atrapalhar a memória da central eletrônica, por exemplo”.
Dependendo do quão nova é a sua bateria, você conseguirá passar de 10 a 30 dias sem que ela pare de atender suas necessidades, mas lembre-se de desconectar o cabo negativo do automóvel. É sempre importante dar a partida no carro e aguardar um período de 15 a 30 minutos até desligá-lo.
A caixa de som dutada seria ideal para quem gosta de um grave estendido, ou melhor dizendo, quem gosta de abrir o porta malas, as dutadas ocupam maior espaço e são um pouco mais complexas de serem feitas. Outro fator que influência na hora de decidir entre a dutada ou a selada é o alto falante.