Ao consultar a cartomante, a moça se sente “grávida de futuro”. Mas esse será seu limite: prestes a alguma coisa que talvez nunca viesse a se realizar, Macabéa encontra a morte ao ser atropelada por um automóvel.
As obras mais conhecidas da autora são: Perto do Coração Selvagem (1943) Laços de Família (1960) A Legião Estrangeira (1964)
10 de dezembro de 1920, Chechelnyk, Ucrânia
Nascida Haya Pinkhasovna Lispector, passou a se chamar Clarice. Depois, a família mudou-se para a cidade do Recife onde Clarice passou sua infância no Bairro da Boa Vista.
Faculdade Nacional de Direito - FND/UFRJ1939–1943
Chechelnyk, Ucrânia
Em 1949 Clarice Lispector publica A Cidade Sitiada. Começa a escrever contos, e em 1952 publica Alguns Contos. Viaja com seu marido aos Estados Unidos, onde nasce seu segundo filho, Paulo, em 1953.
Haya Pinkhasovna Lispector
As narrativas de Lispector costumam retratar situações cotidianas, aparentemente banais, mas que ganham dimensões muito profundas por intermédio de descrições psicológicas complexas e poéticas, marcadas, em geral, pela epifania, processo pelo qual a personagem compreende a essência de algo, vive uma espécie de ...
Clarice Lispector foi uma importante escritora modernista brasileira. Sua obra é lembrada como uma das melhores representações do estilo literário intimista, com narrativas que tematizam a vida cotidiana e, principalmente, o perfil e os conflitos psicológicos das personagens.
A obra de Lispector apresenta características intimistas, o indivíduo, com seus questionamentos e sua intimidade, é a peça mais importante. A representação do pensamento não é feita de forma linear, é livre e desordenada. É possível ainda identificar a instrospecção na técnica de desenvolvimento de texto.
Autora de clássicos como A hora da estrela, Laços de família ou ainda o livro de contos Felicidade Clandestina, Lispector construiu uma obra singular em nossa história, ressaltando um estilo intimista, com um olhar voltado para as questões cotidianas e, principalmente, psicológicas do ser humano.
As obras de Guimarães Rosa estão inseridas na terceira geração modernista (ou no pós-modernismo). Devido a isso, e também a particularidades estéticas do autor, seus livros apresentam as seguintes características: Uso de termos arcaicos. Linguagem poética.
Felicidade Clandestina (1971) Água Viva (1973) A Imitação da Rosa (1973) Via Crucis do Corpo (1974)
Perto do Coração Selvagem