É importante observar que a gíria é uma linguagem de uso passageiro: ao entrar em desuso, a mensagem pode se tornar incompreensível. Portanto, ao escrevermos um texto informativo, devemos evitá-las. As gírias podem comprometer a clareza, bem como a permanência do texto escrito, gerando complicações.
Gírias tomam conta do vocabulário dos jovens Para eles, esse jeito de falar é uma forma de identificação do grupo. ... As gírias variam de acordo com o lugar. Mas refletem sempre a identidade de um grupo. São a marca dos jovens, a linguagem que eles usam para se comunicar.
“Falar errado” não é um pecado mortal, é apenas uma consequência dos vários percalços pelos quais as pessoas podem ter passado ao longo da sua vida escolar (quando passaram pela escola) ou de uma escolha proposital do emissor, como fizeram Bandeira e outros modernistas.
Esta é uma gíria do Rio de Janeiro, usada quando se quer confirmar ou concordar com algo. Confirmação: Você vai àquela festa? ainda.
A expressão "tá ligado", na gíria, significa "Entende". Nos meios meios evangélicos, pode significar "forças do céu e da terra em comunhão", ou "milagre assegurado".
Acontecer algo ruim; dar errado. Vish, deu ruim a prova que fiz hoje. Vish, fui mal na prova que fiz hoje.
Baú, busão, tesourinha, véi, pardal, boto fé, cabuloso.
1 Diz-se de ou pessoa que fala demais; falador, gárrulo, tarambela, taramela, tarela, tarelo: “Entregaste a carne? ... 2 Diz-se de ou pessoa que fala o que não deve, revelando coisas que deveriam ser mantidas em segredo; indiscreto, linguarudo, tarambela, taramela, tarela, tarelo: Detesto pessoas tagarelas.
adjetivo Que expressa emoção; que está repleto de comoção ou se comove com facilidade; comovido: pedido emocionado; texto emocionado.
Quando você está tomado por uma emoção reativa negativa, é importante afastar-se da pessoa ou situação à qual você está reagindo. Nunca aja na hora, com a “cabeça quente”. Espere até você se sentir calmo e ter tempo para racionalizar e pensar. Só então você deve agir.