Sexta, 09 de abril
SP2 | Umidade relativa do ar ficou em 38% hoje na capital e tempo seco continua amanhã | Globoplay.
Os níveis de umidade são mais baixos principalmente no fim do inverno, início da primavera e durante a tarde, entre 12h e 16h, segundo o centro. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.
A umidade do ar diz respeito à quantidade de vapor de água presente na atmosfera - o que caracteriza se o ar é seco ou úmido - e varia de um dia para o outro. A alta quantidade de vapor de água na atmosfera favorece a ocorrência de chuvas. Já com a umidade do ar baixa, é difícil chover.
Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.
O ar que respiramos é composto por várias substâncias, entre elas a água em forma de vapor. Assim, quando há pouca quantidade dela na atmosfera, dizemos que está seco. ... Quando o ar está com a quantidade máxima de vapor que pode possuir, significa que a umidade relativa é de 100%.
De início, é importante beber bastante água para manter a hidratação corporal, evitando o álcool e a cafeína, que podem agravar o incômodo. Use um umidificador para adicionar umidade extra ao ar. Se você não possui um, pode simplesmente colocar um pote com água na frente de um ventilador.