Gramática. A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: ... Porque o substantivo está no plural e é feminino, ou seja, tudo muito bem combinado.
A forma correta é precisa-se, no singular. Quando há uma indeterminação do sujeito, o correto é que o verbo seja conjugado na 3. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural.
Se você é brasileiro, recomendo evitar o “Preciso de fazer”, mas não se trata propriamente de erro. A regência do verbo “precisar”, quando seu sentido é o de “ter necessidade, carecer”, sempre guardou uma boa dose de instabilidade.
Contratasse vem do verbo contratar. O mesmo que: estipulasse, pactuasse, ajustasse, acordasse, combinasse, convencionasse.
Acordo ou convenção para a execução de algo sob determinadas condições.
Significado de Contratar verbo transitivo Fazer contrato; combinar, ajustar, convencionar; tratar.