Resposta: Artesanato: Os objetos são feitos a mão, com o auxilio de ferramentas. Manufatura: Cada artesão executava uma tarefa especifica, sob supervisão de um chefe. Maquinofatura: Era realizada por maquinas industriais em fabricas onde trabalham empregados assalariados.
No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças. Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final. ... Na segunda metade do século XVIII, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.
Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
Resposta: É um sistema de fabricação de produtos onde havia a divisão do trabalho entre algumas pessoas e máquinas. Neste processo pode ser usado as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.
As manufaturas eram um sistema produtivo que veio a substituir o antigo artesanato, pois apesar de não ser um modelo de produção industrial, já se utilizava a divisão do trabalho aliada ao trabalho manual artesanal como formas de aumentar a produção.
Manufatura é uma palavra derivada do latim: manu = mão, factura = feitio. Em uma interpretação literal da palavra, manufatura significa fazer com as mãos. Esse termo refere-se a uma grande variedade de atividades dos seres humanos, que vão desde o artesanato até a tecnologia de ponta.
Indústria manufatureira refere-se ao uso de ferramentas e do trabalho para produzir bens para serem usados ou comercializados. ... O setor manufatureiro está fortemente associado com a engenharia e o desenho industrial.
As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. ... No contexto da economia, na manufatura é iniciada a hierarquização das forças de trabalho em mais qualificadas e menos qualificadas.
A Primeira Revolução Industrial surgiu na Inglaterra no final do século XVIII início do século XIX, foi marcada principalmente pelo advento da máquina à vapor na indústria têxtil e locomotiva, nesse período a produção deixou de ser artesanal e passou a ser manufaturada e a produção passou a ser em larga escala.
As máquinas fazem parte da vida e do cotidiano humano há milênios, mas foi só ali pelo final do século XVIII com o advento da Revolução Industrial que as máquinas e equipamentos industriais passaram a ditar a maneira como manufaturamos e modificamos mercadorias.
As três etapas do desenvolvimento da atividade industrial são: artesanato, manufatura e maquinofatura.
Fases da industrialização
A industrialização no Brasil pode ser dividida em quatro períodos principais: o primeiro período, de 1785 a 1808, chamado de "Proibição"; o segundo período, de 1808 a 1930, chamado de "Implantação"; o terceiro período, de 1930 a 1956, conhecido como fase da Revolução Industrial Brasileira; e o quarto período, após 1956 ...
O desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais que são: a) substituição de importações, dependência de capital e de tecnologia estrangeiros e industrialização tardia.
1 — Descreva sobre as características da industrialização brasileira citadas abaixo: a) Industrialização tardia. b) Industrialização de substituição de importados. ... 2 — A maior parte do capital aplicado na industrialização brasileira, a partir de 1930, teve origem nos lucros obtidos com a exportação de qual produto?
Assim, a indústria brasileira pode ser definida como voltada para o setor alimentício, isto é, agrícola essencialmente, bem como para o setor da agropecuária. O Brasil por exemplo abastece aproximadamente cento e trinta países no setor agropecuário.
Algumas das principais características do processo de industrialização são:
A industrialização se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse é a substituição do modo de produção para maximização dos lucros.
O processo de desenvolvimento econômico supõe ajustes institucionais, fiscais e jurídicos, incentivos para inovações, empreendedorismo e investimentos, assim como condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e serviços à população.
Desenvolvimento econômico é definido como a melhora do bem-estar geral da população, indicado pela elevação dos indicadores quantitativos da economia, tais como o PIB, é também esperado um avanço de indicadores qualitativos a respeito da qualidade de vida da população.
A economia brasileira atual é diversificada e abrange os três setores: primário, secundário e terciário. ... Hoje, a economia brasileira é baseada na produção agrícola, o que faz do Brasil um dos principais exportadores de soja, frango e suco de laranja do mundo.
agropecuária
Com alto potencial exportador, a economia brasileira gira em torno dos principais produtos de exportação do país, dentre eles estão o minério de ferro, aço, soja e produtos derivados, automóveis e peças automotivas, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e frango.
Pesquisa aponta indústria e agropecuária como setores mais importantes para economia do Brasil. A indústria e a agropecuária foram eleitas como os setores mais importantes para o crescimento econômico do Brasil.