Um Pólipo Vesicular (PV) é uma lesão que surge na parede da vesícula e se expande para o interior do órgão. Eles são divididos em 2 grupos: Malignos, que são a origem de carcinomas (câncer) da vesícula biliar; Benignos, sendo que 90% dos casos eles são formados por acúmulos de colesterol.
Os pólipos e outros pequenos tumores apresentam-se como imagens ecogênicas, projetando-se a partir da parede da vesícula biliar ou dos ductos biliares. Os cálculos são identificados como estruturas hiperecogênicas, usualmente móveis e produtores de sombra acústica posterior(13).
A vesícula é um órgão que armazena a bile que é produzida pelo fígado, composta por diversas substâncias. Entre elas, os sais biliares, os bilirrubinatos, a água e o colesterol. Quando o órgão apresenta um acúmulo de glóbulos de colesterol em suas paredes, portanto, temos um caso de colesterolose da vesícula biliar.
A doença nem sempre apresenta sintomas perceptíveis, sendo que, geralmente, os portadores deste mal são assintomáticos. Porém, quando os sinais se manifestam, costumam ser os seguintes: Dor localizada abaixo das costelas, do lado direito do corpo. Náuseas.
Deposição anormal de colesterol na mucosa da vesícula biliar, o que lhe dá um aspeto particular e daí a designação especial dada a esta afeção da vesícula (vesícula morango). Deposição de colesterol nos tecidos em quantidade anormal.