Qual a proposta do ensino de artes visuais segundo os Parâmetros Curriculares nacionais em Arte? a. Ensinar desenhos e pinturas. ... Ensinar as artes visuais em contextos históricos, processo de criação e reflexão a respeito das várias linguagens das artes visuais.
O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar). Apesar dessa divisão, não deve haver uma ordem rígida ou uma priorização desses elementos ao longo do ano letivo.
Artes. A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
inteligível em Kant Ao ser, ao mesmo tempo, objeto sensível e espiritual, isto é, uma manifestação sensível da verdade, a arte é unidade entre a natureza e espírito, entre o exterior o interior.
A Estética kantiana é pensada não mais como uma dimensão objetiva do mundo e sim como uma dimensão mental, subjetiva. Isto quer dizer que a reflexão sobre a estética está voltada para as condições de receptibilidade a prazer do sujeito, também chamada de estado mental ou de conhecimento em geral.
Segundo Kant, o belo resulta da concordância harmoniosa entre uma forma sensível imaginada para exprimir uma ideia, e um ideia concebida para ser expressa por uma forma. O belo será o que satisfaz o voo livre da imaginação, sem estar em desacordo com as leis da Verstand.
Com efeito, o belo é a forma privilegiada de conhecimento das Ideias por meio da intuição. Elas são as formas imutáveis, imperecíveis e que nunca nascem, mudam e perecem. Logo elas são os graus de objetivação da Vontade. Esta, para Schopenhauer, assume um papel fundamental em sua filosofia.
Para os idealistas, a constituição da estética se dá pela ideia, considerando que algo é belo é porque se assemelha à ideia de beleza que temos em nossa alma, sendo a beleza algo objetivo, ou seja, bonito mesmo que não consideremos.
Para filósofos como David Hume (1711-1776), por exemplo, a beleza não estaria nos objetos em si, mas estaria determinada ao gosto de cada um, sendo um juízo subjetivo. Seria da mesma forma com a arte, cuja noção a partir do século XVIII, se vincularia à noção de beleza (na Antiguidade grega eram esferas separadas).