A expressão dicendi vem do latim e significa “dizer”. É por isso que aqueles verbos empregados com esse sentido também são conhecidos como verbos de elocução/de declaração, ou seja, verbos que apresentam a maneira pela qual alguém se expressa.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
1.
➡ Os verbos de enunciação são os verbos que anunciam a fala das personagens. No discurso direto, eles podem aparecer antes da fala das personagens, depois da fala ou, ainda, no meio da fala.
Verbos de elocução são verbos que anunciam o discurso, ou seja, introduzem uma fala, indicando as atitudes e ações das personagens.
Os verbos que aparecem antes dos dois-pontos são chamados verbos de enunciação ou verbos dicendi. Cite outros verbos que podem ser utilizados antes dos dois-pontos como: disse, contou, perguntou, gritou, respondeu, murmurou...
Normalmente o discurso direto que reproduz na escrita um dialogo, é introduzido por verbos de locução, como falar, dizer, comentar, perguntar, responder, observar, exclamar, gritar, aconselhar etc.
É o travessão. O travessão é um sinal de pontuação da gramática da língua portuguesa pt-br, empregado para indicar interlocuções ou o início de frases. O uso mais comum do travessão é marcar o discurso direto.
Discurso Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz. ... Isso permite que traços da fala e da personalidade das personagens sejam destacados e expostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens.
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.
O discurso direto:
Resposta. Resposta: É o travessão. O travessão é um sinal de pontuação da gramática da língua portuguesa pt-br, empregado para indicar interlocuções ou o início de frases.
No discurso direto o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. ... Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada. Exemplos. Os formados repetiam: "Prometo cumprir meus deveres e respeitar meus semelhantes com firmeza e honestidade.".
No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: ... No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.
Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério. No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.
Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano. Especificação do suporte em unidades físicas.
Discurso direto O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.
Como Escrever Diálogos Realistas em Livros e Textos
O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.
Resposta. Resposta: a maioria das falas foram de João, que foram utilizadas as aspas, em um momento foi a fala de seu pai, que foi utilizado o travessão e as aspas.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.
Significado de Ponto. substantivo masculino Sinal de pontuação que indica a pausa final de uma frase. ... Lugar determinado; lugar de parada de veículos de transporte coletivo, para embarque e desembarque de passageiros: ponto de partida, de chegada, de saída etc.
Podemos usar em frases como “O que você está fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”. Esse uso também é comum para expressar dúvida e espanto: “Quê?!”. Podemos até mesmo repetir um sinal diante de uma besteira muito grande, por exemplo: “Hein?!!”.
Pontuação
O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.
Usualmente, os sinais de pontuação que mais se destacam são: ponto-final, ponto e vírgula, ponto de exclamação, interrogação, dois-pontos, travessão, reticências, aspas, parênteses, vírgula e colchetes.
Resposta. Resposta: vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc.