A expectativa para a taxa básica de juros do Brasil, a Selic, no fim de 2021 subiu de 4,5% para 5%, na segunda alta consecutiva nas projeções. Para o fim de 2022, a projeção para os juros avançou de 5,5% para 6% ao ano.
IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. É a medida oficial da inflação, feita pelo IBGE com base em pesquisas de valores praticados no comércio de cidades brasileiras e usada pelo governo para definir diversos pontos da política econômica e monetária, como a taxa Selic.
IPCA para 2020 passa de 2,47% para 2,65%, prevê Focus. Os economistas do mercado financeiro alteraram a previsão para o IPCA - o índice oficial de preços - em 2020.
O IPCA é o Índice de Preços para o Consumidor Amplo. Esse importante índice é medido mensalmente pelo IBGE para identificar a variação dos preços no comércio. Ele é considerado, pelo Banco Central, o índice brasileiro oficial da inflação ou deflação.
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.
Como é calculado o IPCA? O período de coleta do IPCA vai do dia 1º ao dia 30 ou 31, dependendo do mês. A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios (para verificar valores de aluguel) e concessionárias de serviços públicos.
Qual o IPCA hoje e acumulado de 2020 De acordo com dados oficiais do IBGE, o IPCA hoje é de 0,25%. Esse percentual se refere ao mês de fevereiro de 2020 e é o mais recente da série histórica.
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é um dos indicadores econômicos mais importantes, sendo considerado o termômetro oficial da inflação no país....Como é calculado o IPCA hoje.
IPCA hoje - Veja a tabela IPCA mês a mês