Golthwaite foi o primeiro a descrever em 1911 e a Gornley foi o autor creditado o termo síndrome facetária em 1933. A dor facetária é definida como a dor que começa de qualquer estrutura que é parte das facetas articulares lombar incluindo a cápsula fibrosa, a membrana sinovial, a cartilagem hialina e o osso.
A infiltração facetária consiste em puncionar a articulação facetária (ou pontos muito próximos da articulação) com uma agulha e aplicar medicações anestésicas e anti-inflamatórias no local. De certa forma, é um procedimento semelhante às infiltrações usadas no tratamento de patologias de joelho ou ombro.
A Rizotomia de Facetas é um procedimento realizado para tratamento da dor associada a artrose facetária (doença degenerativa da coluna vertebral avançada).
A rizotomia consiste em interromper a função dos nervos sensitivos da dor, de modo definitivo ou temporário, reduzindo as sensações de dor e desconforto. As raízes nervosas, que saem da coluna e seguem em direção as pernas e braços, emitem ramos que vão para as articulações facetárias.
Rizotomia por radiofrequência é cirurgia minimamente invasiva de coluna? A rizotomia percutânea por radiofrequência é uma técnica de cirurgia minimamente invasiva da coluna em que se empregam ondas de radiofreqüência para o tratamento da articulação dolorosa da coluna (a articulação interapofisária.
A Radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, realizado com sedação e anestesia local, que se tornou uma grande esperança para o tratamento da dor crônica da coluna (dor cervical, dor lombar, hérnia de disco)./span>
A Denervação Facetária, também chamada de Rizotomia, é um método de tratamento percutâneo que permite o alívio de dores lombares causadas por degeneração das facetas articulares, que são articulações situadas na parte posterior da coluna vertebral.
Uma boa dieta caracterizada por ser uma dieta anti-inflamatória e que pode ser implementada no caso de artrite e artrose é a dieta mediterrânea, pois inclui alimentos frescos da época, azeite, sementes, nozes, feijão, frutas e legumes./span>