Os ruivos naturais representam entre 1% e 2% da população mundial (de 70 milhões a 140 milhões de pessoas), mas nascer com essas características não é coincidência, muito menos uma mistura entre cabelos escuros e loiros. Trata-se de uma mutação genética promovida por um gene recessivo.
Porque a pessoa nasce ruiva? ... Os cabelos ruivos são consequência da mutação no gene MC1R, que transmite ao cabelo e à pele mais eumelanina do que feomelanina, causando os cabelos vermelhos e sardas na pele". E acrescentou: "Trata-se de um gene recessivo, portanto, são necessárias duas cópias para que ele se expresse.
Ser ruivo não é doença, mas sim uma mutação genética ocorrida no receptor Melanocortina-1 (MC1R), responsável pela produção de melanina. ... Como o gene responsável pela mutação é recessivo, o indivíduo precisa herdar tanto do pai quanto da mãe esse gene, ou seja, ambos precisam ter em suas famílias algum ancestral ruivo.
Para descobrir se você é portador, um teste simples de saliva pode investigar seu DNA e indicar se você possui alguma variação do gene MC1R.
O ruivo natural apresenta uma mutação genética promovida por um gene recessivo que, devido a uma mutação do gene receptor Melanocortina-1 (MC1R), que é responsável pela produção da melaninaela e quem determina a pigmentação da pele e dos pelos do corpo, fazendo com que uma pessoa seja ruiva.
Você já deve ter reparado que ruivos naturais são raros! O motivo é simples: a cor avermelhada dos fios e as sardas no rosto são resultado de uma mutação genética. O responsável por isso é o gene recessivo chamado de melanocortina-1 ou MC1R, que produz a melanina.
2) Quando falamos que um indivíduo é Aa, queremos dizer que, para aquela característica, ele: a) É homozigoto dominante.