A Crise de 1929 acertou em cheio a economia do Brasil, ainda pouco desenvolvida e muito dependente de um único produto: o café. Como os Estados Unidos eram os maiores compradores do café brasileiro, as exportações diminuíram drasticamente, junto com os preços da commodity.
Entre as causas apontadas para a crise econômica estão a já mencionada crise política e o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou as exportações brasileiras e diminuiu a entrada de capital estrangeiro no país.
Recuperação só em 2023 A saída do Brasil da crise não será nem tão rápida, como prevê o ministro, nem tão lenta, como projeta o FMI.
O mais próximo que o Brasil afundou foi a recessão dos anos 1980, quando a economia sofreu uma retração de 8,5%, entre 1981 e 1983. Depois desse período, outro grande baque do PIB brasileiro aconteceu no intervalo de 2014 a 2016, quando a economia retraiu 8%.
Considerada a pior recessão econômica do sistema capitalista do século 20, a Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, teve início em 1929 com o crash da Bolsa de Nova York. Diversos países do mundo, inclusive o Brasil, sofreram os efeitos devastadores desse cataclismo financeiro.
Verificado por especialistas Como impactos das crises política e econômica em nosso país, podemos destacar: ... fechamento de empresas - por conta da falta de dinheiro para masseter a atividade econômica. A crise econômica, por sua vez, obriga as famílias mais pobres a consumir menos e a cortar gastos.
Entenda exatamente o que é a crise no Brasil