USP vai exigir nota mínima de 700 pontos no Enem para oito carreiras | Educação | G1. Alunos que querem os cursos de Odonto e Veterinária precisarão de 700. Essa é a 1º vez que universidade adere ao Sistema de Seleção Unificada.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos? Os 13 cursos de Engenharia da Escola Politécnica (Poli) da USP exigem uma nota mínima de 750 pontos na prova de Matemática do Enem, as maiores da universidade para essa área.
A exigência para concorrer às vagas no Sisu do curso de medicina na USP era de pelo menos 700 pontos em todas as cinco provas do Enem 2017.
As maiores notas de corte da USP no SiSU Pelas Cotas, a nota ficou em 774,31 pontos. Em seguida, o curso de Medicina, em Bauru, com 827,86 pontos. Pelas Cotas, a menor nota em Bauru foi de 772,32 pontos.
A nota de corte de DIREITO pelo SISU média em sao-paulo-sp é 744,95 pontos, já a menor nota foi de 723,63 pontos para a instituição Universidade de São Paulo (USP) ().
Para a seleção do Sisu estão sendo destinadas 2.
Para calcular a nota do Enem, é preciso somar as notas das cinco áreas de conhecimento e dividir por cinco. Assim você terá a média simples da nota. Caso a instituição de ensino escolhida siga o sistema de peso, é preciso somar o valor das 5 notas multiplicadas por cada peso correspondente.
Confira algumas universidades que usam a nota do Enem como complemento:
De 600 a 700 pontos: Engenharia (diversas), Direito, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Gastronomia; De 700 a 750 pontos: Medicina, Engenharia Civil (em algumas faculdades), Direito (em algumas faculdades).
Faculdades de Medicina reconhecidas pelo MEC que aceitam a nota do Enem
Assim como no ProUni, há algumas exigências de renda, escolaridade e desempenho no Enem (nota geral acima de 450 e acima de zero na redação). Em Medicina, a nota de corte média é de 754,78 pontos, com máximo de 831 e mínimo de 720.
Medicina na Universidade Estadual do Piauí (UESPI): 780,86. Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA/Vitória da Conquista): 781,25. Medicina na Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Pinheiro): 782,28. Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Centro de Ciências da Saúde: 782,34.
Confira 10 universidades no exterior que aceitam a nota do Enem
Sua nota no Enem provavelmente não será suficiente para garantir vaga numa universidade estrangeira. As instituições de fora costumam pedir outros documentos também, como currículo, carta de motivação, cartas de recomendação e histórico escolar. Então é importante se informar e garantir esses documentos.
O que saber para usar o ENEM no exterior
Os brasileiros que queiram usar o ENEM para se candidatar à instituição estadunidense podem enviar a própria nota. No entanto, os responsáveis pela escola onde cursaram o ensino médio devem confirmar o resultado para que a pontuação seja oficializada pela New York University.
4 formas de estudar de graça no exterior
5 formas de estudar fora do país sem muito dinheiro
O processo de seleção de Harvard é igual ao da maioria das universidades norte-americanas e envolve a realização de testes padronizados (SAT ou ACT), e de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS), análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações).
Enquanto o processo seletivo brasileiro (Enem e outros vestibulares tradicionais) se resume simplesmente a fazer uma prova e ir melhor que os outros, o processo seletivo americano é holístico e dá importância a suas notas durante o ensino médio, a suas notas nos teste padronizados americanos (SAT, ACT e SAT subjects), ...
O custo para estudar em Harvard chega a 60 mil dólares por ano. Desse total, 46 mil representam o valor da instituição, 4 mil são relativos às taxas, 1 mil para gastos com livros e materiais, e outros 4 mil direcionados ao seguro de saúde. Ainda existem os valores de moradia e transporte.
Quanto custa estudar em Oxford? Para alunos de fora da União Europeia, estudar por lá custa entre £24.
Quanto custa estudar em Stanford? Os custos anuais para estudar na instituição ficam na casa do US$ 65 mil. Porém, a maior parte das famílias estadunidenses que comprovem renda inferior a 125 mil dólares anuais são isentas de pagar anuidade.
O custo para se estudar lá é de US$ 53.