Em se tratando de uma construção frásica, deverá ser mantida a concordância entre o adjetivo pátrio brasileira e o substantivo feminino nacionalidade, independentemente de um sujeito masculino ou feminino: a nacionalidade é brasileira.
Em regra, a nacionalidade brasileira é automática para qualquer pessoa nascida com vida no território nacional. Significa dizer que o Brasil segue a interpretação jus solis, que entende que o solo do nascimento determina a nacionalidade do indivíduo.
Nacionalidade refere-se ao país de nascimento de uma pessoa. Em um contexto jurídico, porém, a palavra denomina o país do qual a pessoa é cidadã, portanto não está necessariamente atrelada ao nascimento, sendo possível obter cidadania por outros métodos. A palavra vem de “nacional”, que por sua vez vem de “nação”.
Como você é do Brasil – apesar da origem polonesa – não há limites: um brasileiro nato de mãe e pai estrangeiros pode requerer passaportes dos países de origem paterno e materno e ter três nacionalidades se for aprovado. Se os pais também tiverem três nacionalidades, esse brasileiro pode ter até sete, e por aí vai.
Como conseguir um Green Card?
Um portador de Green Card (residente permanente) é alguém que recebeu autorização para viver e trabalhar nos Estados Unidos em caráter permanente. Como prova desse status, a pessoa receber o cartão de residência permanente, comumente chamado de “Green Card”.