O leite é uma mistura homogênea ou heterogênea? Se observamos a olho nu, ficaremos com a primeira opção: homogênea, mas com o auxílio de um microscópico é possível perceber gotículas de gordura em suspensão. Para provar que o leite é uma mistura heterogênea basta aquecê-lo.
Um mistura é quando temos em um mesmo sistema duas ou mais substâncias puras que apresentam propriedades físicas que não são fixas nem constantes. ... Já as misturas são sistemas formados por duas ou mais substâncias compostas ou simples que sejam diferentes.
As espécies químicas presentes na mistura são denominadas componentes. Cada aspecto distinto observado na região de um sistema é chamado de fase. De acordo com o número de fases e também com a observação visual, podemos classificar as misturas como homogêneas ou heterogêneas.
Figura 4: Mistura homogênea. Exemplos de misturas homogêneas: água e sal, água e açúcar, água e álcool, ar (sem partículas sólidas em suspensão), bronze, gasolina, vinagre. Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.
2 FASES TEM A MISTURA DE AREIA,SAL AÇÚCAR,ÁGUA E GASOLINA,ENTÃO CHAMAMOS DE MISTURA HETEROGÊNEA POIS MISTURA HETEROGÊNEA É A QUE TEM MAIS DE UMA FASE.
Explicação: No sangue existem 2 fases que podem ser vistas após a centrifugação, sendo elas: o plasma (parte líquida) e os glóbulos vermelhos. Na parte mais sólida estão as plaquetas, os leucócitos (ou glóbulos brancos) e as hemácias (ou glóbulos vermelhos).