A história da fundação de Roma está ligada a uma origem mitológica. Segundo a lenda mais tradicional, os dois irmãos gêmeos, Rômulo e Remo, participaram da fundação da cidade após terem sido abandonados no rio e salvos por uma loba que os amamentou, mantendo-os vivos.
O mito da fundação de Roma tem como protagonistas os gêmeos Rômulo e Remo. Abandonados em um cesto nas águas do Rio Tibre, eles foram salvos por uma loba, que os amamentou e os viu crescer. Adulto, Rômulo matou Remo e, em seguida, fundou Roma oito séculos antes de Cristo.
Segundo a tradição romana, Rômulo, ou Rómulo, foi o primeiro rei de Roma, cidade que fundou com seu irmão Remo em 753 a.C. A primeira menção a Rômulo ocorre em uma das vertentes do mito de Eneias, onde este possui um filho de nome "Rhomylos", que, por conseguinte, era pai do fundador de Roma, "Rhomos".
A fundação de Roma está envolta em lendas. Segundo a narrativa do poeta Virgílio, em sua obra Eneida, os romanos descendem de Enéias, herói troiano, que fugiu para a Itália após a destruição de Troia pelos gregos, por volta de 1400 a.C. ... Saiba mais sobre a lenda de Rômulo e Remo.
Antes de falarmos sobre a criação da civilização romana, devemos assinalar os diversos povos que contribuíram para a sua origem. Entre estes, destacamos os etruscos, úmbrios, latinos, sabinos, samnitas e gregos.
Existem duas versões para a origem de Roma: a histórica e a mitológica. Descreva de forma resumida à concepção histórica.
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
Roma foi influenciada em sua formação por uma variedade de povos que habitavam a Península Itálica. ... A influência etrusca foi sentida de várias formas, principalmente na urbanização de Roma, por meio de obras como: * a) a construção de redes de esgotos, muralhas, pontes e o uso do arco nas construções.
No século VIII a.C., a Península Itálica, região em que a cidade de Roma foi fundada, era habitada por diferentes povos.
753 a.C.
Rômulo
Somente os patrícios poderiam fazer parte do senado. Ainda na república romana existiam as assembleias que consistiam em três: a assembleia das tribos, que era formado conforme a residência ou a origem. A assembleia centuriata, que era determinada conforme a riqueza e a assembleia da plebe, que era formada por plebeus.
Roma é a única cidade no mundo que tem em seu interior um país inteiro, o enclave do Vaticano....
A Educação na Roma Antiga progrediu de um sistema de educação informal e familiar, no início da república, para um sistema baseado em aulas pagas durante o dominato e o império. O sistema de ensino era baseado no sistema grego - e muitos dos professores particulares no sistema romano eram escravos ou libertos gregos.
Em seu currículo escolar aprendiam lições básicas de cálculo, de leitura e de escrita e frequentavam a escola somente até os doze ou treze anos de idade, quando eram dispensadas e liberadas para os casamentos. Já os meninos conseguiam continuar os estudos até mais tarde e seus conhecimentos eram mais complexos.