Geralmente o tronco coletivo em “V” é dimensionado com 40 cm de largura na base e 85 cm, no topo.
Localizado no curral, o brete é uma instalação para contenção dos animais no manejo sanitário, permitindo a saída para a área externa ao curral ou para o embarcadouro. ... Num dos lados do brete, deve ser localizada uma bancada com 0,50 m de altura, para locomoção do operador no manejo do rebanho.
O embarcadouro é a instalação que permite conduzir os animais para dentro da “gaiola” do caminhão ou da carreta. ... O posicionamento do embarcadouro deve respeitar sempre o sentido do fluxo usual de passagem dos animais.
Um curral é um cercado para confinar animais de criação ou gado. Pode ser construído de madeira, pedra ou pau-a-pique, coberto ou não.
A contenção consiste em imobilizar os animais de interesse doméstico, assim como os bovinos, caprinos, ovinos, equinos para diversos fins, ou seja, seja para um simples exame, aplicação de medicamentos, abate ou outros.
A contenção manual da cabeça é mais fácil de ser realizada em bezerros, e em animais adultos exige domínio da técnica para evitar maus tratos aos animais, consiste em, com uma mão segura a orelha ou chifre do animal e a outra mão introduzir na narina do animal e segura com força o septo nasal.
sábado, 2 de julho de 2016
A contenção é sempre um momento importante, pois por mais inofensivo que pareça ser o animal, a simples palpação de uma determinada região que esteja dolorida fará com que ele se defenda à manipulação não habitual, com mordeduras, coices, chifradas e/ou unhadas.
Segurar e torcer orelha Outro método de contenção da cabeça do cavalo é segurar e torcer a orelha. Para fazer isso com segurança, o examinador pode permanecer ao lado do cavalo e deslizar a mão direita pescoço acima, até que a orelha possa ser agarrada, fazendo em um só movimento coordenado.
Casqueamento: confira dicas para cuidar do casco do cavalo
Já no dia seguinte à cirurgia, o cavalo castrado deve ser encorajado a andar a passo por alguns minutos, para reduzir o edema de membros e partes baixas, comum após a castração. Se houver um piquete com sombra e água à disposição onde o cavalo possa ficar sozinho, também pode ser usado a partir do primeiro dia.
Fogo. A marcação a fogo é um método de marcação permanente e dolorosa em que um ferro incandescente é aplicado diretamente na pele do animal. É um método de marcação tradicional para vacas, cavalos, mulas e búfalos, apesar de também ser usado em ovelhas e cabras.
– Colocar as marcas a serem usadas em recipiente contendo nitrogênio líquido em volume suficiente para que as marcas fiquem cobertas e somente usá-las quando a temperatura da marca e do nitrogênio estiverem estabilizadas (o nitrogênio para de borbulhar).
Uso externo. Colocar em um recipiente (não usar alumínio) um pouco de Marfix, numa altura de cerca de meio centímetro. Mergulhar a base de um ferro de marcar no líquido, retirar, deixar escorrer o excesso e aplicar, logo em seguida, no couro do animal, mantendo-o assim durante alguns segundos.
MARCA A FOGO As medidas 8, 6 e 4 correspondem ao diâmetro do círculo que contém a marca ou o número. A espessura do ferro (parte que toca no couro do animal) deve ser de 4mm. A marcação a fogo precisa ser feita com o animal bem imobilizado, tanto com pescoceira quanto com a contenção do posterior.
A aplicação do brinco em bezerros pode ser feita por meio da contenção manual no pasto ou em seu local de nascimento, limitando os movimentos da cabeça e do corpo.
Com essa marca, é possível identificar o histórico, alimentação, vacinação, produção, entre outros detalhes relacionados ao animal. A marcação de gado é extremamente útil para distinguir a propriedade deste. ... Uma vez registrada a marca, ela terá validade nacional.