Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet. Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet.
Como já citado anteriormente, uma SD WAN tem, basicamente a função de criar redes de longa distância com tráfego de dados de uma rede WAN. Ou seja, através dela é possível se conectar com praticamente qualquer dispositivo existente ou aplicativo que deseja ser utilizado, independente da sua localização.
As WANs normalmente transportam vários tipos de tráfego, como voz, dados e vídeo. Aqui estão as três principais características das WANs: As WANs normalmente conectam dispositivos separados por uma área geográfica maior do que a que pode ser atendida por uma rede local.
Uma rede de longa distância ou rede de área alargada (em inglês: wide area network, sigla WAN) é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, da Rede pessoal (PAN), da Rede de área local (LAN) e da Rede de área metropolitana (MAN).
Dispositivos de rede LAN São exemplos os concentradores, os roteadores, repetidores, gateways, os switchs, as bridges, as placas de rede e os pontos de acesso wireless.
Equipamentos para rede: quais os principais componentes
Principais tipos de redes de computadores
A topologia pode determinar como os computadores se comunicam na rede. Diferentes topologias necessitam de diferentes métodos de comunicação e esses métodos têm grande influência na rede. As topologias padrão mais usadas são as seguintes: Barramento, Estrela e Anel [6].
A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, representa como as redes estão conectadas e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos).
Direção do fluxo de dados Uma comunicação entre dois dispositivos pode acontecer de três maneiras diferentes: simplex, half-duplex ou full-duplex.
Sendo que há dois tipos de topologia hibridas que são mais utilizados, a topologia Híbrida com estrela/barramento e topologia Híbrida com estrela/anel. Em uma topologia Híbrida (estrela/barramento), se um único computador falhar, ele não afetará o resto da rede.
As funções exercidas na camada de rede do modelo OSI estão listados abaixo:
Todo cabo de rede utiliza um conector. O cabo coaxial, por exemplo, utiliza um conector chamado de BNC, já os cabos de par trançado utilizam um conector chamado de RJ-45: Este conector possui oito pinos, um para cada fio. Existem duas maneiras de conectar os fios nos pinos, ambas são especificadas no padrão T568.
Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet variando de 10 Mbps a 10 Gbps (10000 Mbps). Placas Ethernet de 10 Mbps requerem cabos de par trançado de categoria 3 ou 5, ou então cabos coaxiais.