Sobresterço ou sobreviragem (em inglês conhecido como "oversteering", "loose" ou ainda "tail happy") é um fenómeno que pode ocorrer quando um automóvel descreve uma curva.
Para corrigir a manobra, o motorista só precisa aliviar o pé do acelerador, o que é uma reação natural, e girar ainda mais o volante no sentido da curva. Os sobresterçantes, por sua vez, são imprevisíveis e pedem que o motorista gire o volante no sentido contrário à curva.
Para recuperar o controle da direção quando o carro derrapar, a primeira ação recomendada a se fazer é reduzir a velocidade. Isso deve ser feito retirando o pé do pedal do acelerador lentamente. Além disso, o volante deve estar esterçado para o lado de dentro da curva.
Saída de traseira ou sobresterço. As rodas dianteiras têm aderência e mantém sua trajetória, enquanto as traseiras tendem a escapar para o lado de fora. Isso pode ter duas causas: a potência ou a desaceleração. No primeiro caso, a causa é o excesso de rotação nas rodas traseiras em relação à velocidade do carro.
Como fazer curva na rodovia?
O pneu está cantando porque o seu veículo está desbalanceado, a saída então é leva-lo a um mecânico para que ele realize o balanceamento e talvez o alinhamento, caso esse seja necessário. É recomendado que seja realizado o balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados.
Nas curvas, o pneu não só está suportando o peso do carro, como também impedindo que ele continue a se mover numa linha reta, devido à inercia associada. ... O limite da aderência é a força tangencial máxima que um pneu pode transmitir ao piso, e isso acontece nos momentos de aceleração, travagem ou passagem em curva.
Se o veículo aquaplanar, a primeira coisa a se fazer é manter a calma e não pisar no freio bruscamente. Isso poderá causar o travamento das rodas, agravando a situação. O correto é reduzir e velocidade gradativamente, aliviando a pressão no pedal do acelerador.
Como evitar:
Aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecido em Portugal como lençol de água, é um fenómeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma fina camada de um qualquer fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer com lama), os pneus perdem o contato com o asfalto.
Aquaplanagem ou hidroplanagem significa dirigir sobre uma fina camada de água, o que indica que os pneus não estão em contato com a superfície do pavimento. Este fenômeno se dá pela combinação dos seguintes fatores: – Quantidade excessiva de água sobre o pavimento. ...
A aquaplanagem é um fenômeno físico, que acontece quando o carro perde o contato com o solo, por conta de uma camada de água que fica debaixo do pneu. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, deixando o motorista vulnerável e sem controle do veículo.
Para acontecer a hidroplanagem basta haver uma combinação da velocidade do veículo, o tipo de pista, da calibragem dos pneus, suspensão, profundidade da água na pista e dos frisos dos pneus e a falta de atenção do condutor.
Ela varia de acordo com muitos fatores, por exemplo, ondulações na pista, condições dos pneus, presença de agua na pista, etc. Uma grande quantidade de água na via diminui a aderência. A aderencia diminui em funcao da velocidade: quanto mais rápido o veículo, menos aderência. 3.
O condutor deve adotar uma postura de atenção difusa e sempre alerta. Isso inclui não se distrair em conversas com passageiros, fazer o uso do celular, ouvir som muito alto, etc.
o condutor defensivo é aquele que adota um procedimento preventivo no trânsito, sempre com cautela e civilidade. ... "Direção defensiva" é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito.
As técnicas de Direção e Pilotagem Defensiva estão agrupadas em cinco elementos básicos: conhecimento, atenção, previsão, habilidade e ação.
Atenção difusa É quando o condutor fixa a atenção em um único ponto.
Fique atento a buracos, curvas, obras, sinais de luz de outros veículos, reconhecendo o perigo. Evite ficar atrás de ônibus e caminhões, pois eles dificultam a visibilidade no trânsito. Se não puder evitar, mantenha maior distância para eventual frenagem.
A atenção deve ser direcionada a todos os elementos da via (condições, sinalização, tempo, etc.), e também as condições físicas e mentais do condutor, os cuidados e a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.
24) Quais condições da via comprometem a visibilidade do condutor e podem contribuir para a ocorrência de acidentes? A) pistas esburacadas e capeamento falho; B)