399 a.C.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Tal técnica deve seu nome "socrático" a Sócrates, o filósofo grego do século V a.C., que teria sido o primeiro a utilizá-la.
Sócrates vivia uma vida normal, tentando aprender o ofício de seu pai, o que ele achava complicado demais, e tendo uma vida comum. Não foi para a escola, nem aprendeu a ler, ou a escrever, embora tivessem algum dinheiro os professores eram caríssimos, chegou a fazer alguns cursos, como música ou condicionamento físico.
Já dá pra perceber porque Sócrates não gostava muito dos sofistas, pois esse pensamento defendia a opinião como forma de conhecimento. Por isso, bastava falar bem para convencer os outros. Para Protágoras, todo argumento tem dois lados e ambos podem ser válidos.
Sócrates não deixou nada escrito pois acreditava que as ideias escritas se degeneravam e caiam no esquecimento, então, como Cristo repetiu posteriormente, ele expunha seus pensamentos em diálogos com os seus contemporâneos. Outro motivo está relacionado ao seu método de filosofar.
A preocupação de Sócrates, e também dos professores atuais, é criar a autorreflexão para gerar autonomia na busca do conhecimento. Por isso, a metodologia de Sócrates poderá trazer uma poderosa contribuição para a educação a distância.