O aço pode ser utilizado em diversas aplicações, como na construção civil, indústria, no setor automobilístico e de utensílios domésticos. O aço é um componente importante para o funcionamento da economia por meio do encadeamento de diversas cadeias produtivas.
O aço é fundamental para garantir a qualidade e segurança na construção civil, instalação de meios de comunicação, obras rodoviárias e ferroviárias, utensílios domésticos, produção de veículos, máquinas e equipamentos etc.
Outro impacto ambiental associado à produção de ferro é a poluição atmosférica, uma vez que a industria siderurgica é responsável pela emissão de uma série de gases poluentes como, por exemplo, óxidos de enxofre (SOx), monóxido de carbono (CO) e metano (CH4).
O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação. Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque.
Já na operação dos alto-fornos, os efluentes são contaminados por sólidos em suspensão, cianetos, fluoretos e zinco. Depois do refino do aço, os efluentes possuem alta concentração de sólidos suspensos, óleos, cobre, chumbo, Page 3 cromo e níquel (BARTON, 1998 apud REDE BRASILEIRA DE JUSTIÇA AMBIENTAL, 2008b).
Isso é possível devido ao país ter condições, de produzir 20 milhões de toneladas de gusa e/ou aço à base de carvão vegetal por ano, o que representa um consumo de aproximadamente 15 milhões de toneladas de carvão vegetal por ano.
O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, sendo que a China produz cerca de 21% e o Brasil, 19%. As maiores jazidas brasileiras estão em Minas Gerais, com 61,2% das reservas nacionais, Mato Grosso do Sul, com 28,1% e o Pará, com 10,4%.
Resposta. O Brasil é o maior produtor mundial, respondendo por mais de 90% da oferta, seguido pelo Canadá e Austrália. O país detém mais de 98% das reservas conhecidas de nióbio no mundo, mas o mineral também é encontrado em países como Egito, Congo, Groelândia, Rússia, Finlândia e Estados Unidos.
4.
A Austrália tinha as maiores reservas de minério de ferro e teor de ferro do mundo, com o país respondendo por 29,4% do total global. A Rússia ficou em segundo lugar, seguida pelo Brasil, China, Índia e outros (25,2%).
Em 2019, a China continuou sendo a maior produtora de aço do mundo com 996,3 milhões de toneladas. Veja abaixo o top 10 dos países produtores. Já entre as empresas, a ArcelorMittal ocupa a primeira posição no ranking de maiores produtoras de aço com 97,31 milhões de toneladas.
Brasil é o país
A Rússia tem a maior fatia de recursos naturais do mundo. Devido ao seu vasto tamanho, cobre a maioria dos reservatórios de carvão, madeira e ouro.