Realiza pesquisas de mercado ou para desenvolvimento de novos produtos. Coleta e analisa os dados, avalia os resultados alcançados na pesquisa e apresenta relatórios para melhoria dos processos.
O pesquisador deve reunir uma série de características. Algumas são essenciais. Quem se aventura pelo universo da pesquisa deve ser racional, objetivo, crítico, paciente, persistente e, também, bom leitor e bom ouvinte. Também recomenda-se que sempre busque compreender, interpretar e analisar as informações.
As 10 qualidades de um bom pesquisador
Alguns atributos pessoais são desejáveis para você ser um bom pesquisador. Para Gil (1999), um bom pesquisador precisa, além do conhecimento do assunto, ter curiosidade, criatividade, integridade intelectual e sensibilidade social.
Leia atentamente o texto apresentado a seguir: A postura cientifica é, antes de tudo, uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador que busca soluções sérias, com métodos adequados para o problema que enfrenta. ... Metodologia científica.
As pessoas tem sempre uma mentalidade científica quando pensam racionalmente, e não com as emoções ou não tentando se identificar com o fato analisado em si. Explicação: Uma postura científica é tomada quando a pessoa se vê fora daquela situação, analisando de forma fria e impessoal, baseada somente em fatos e números.
Requer muito esforço e dedicação. Os cientistas combinam uma paixão pela ciência com um trabalho rigoroso no cotidiano. Fazem parte das qualidades necessárias para ser um bom cientista uma personalidade curiosa e uma disposição para trabalhar duro cientificamente!