A importância da coleta de amostras A coleta de amostras vai ser a única prova que o estabelecimento terá para comprovar sua inocência e que se seus procedimentos de Boas Práticas e Controle de Qualidade realmente estão assegurando a qualidade dos alimentos servidos.
Quarteamento é uma técnica que visa à redução de massa das amostras – divisão da amostra global em alíquotas com massa menor, para obtenção da amostra final de acordo com o planejamento inicial.
Amostragem para análise de alimentos A amostragem de alimentos tem por finalidade obter amostras representativas do material a ser analisado. A exatidão analítica perde totalmente sua importância se a amostragem não for feita cuidadosamente e sob critérios precisos e racionais.
Uma amostragem adequada garante re- presentatividade à análise bromatológi- ca, gerando resultados confiáveis sobre a composição do alimento de interesse, possibilita também correto balancea- mento da dieta, atendimento às exigên- cias nutricionais dos animais, melhor desempenho, maior produtividade do rebanho e maior ...
A amostragem é útil, pois permite acompanhar um processo inverso que chamamos de generalização. Para conhecer um universo, o que fazemos é: (1) Extrair uma amostra do mesmo, (2) Medir um dado ou opinião, (3) Projetar no universo o resultado observado na amostra.
Amostra bruta é a coleção de unidades amostrais ou incrementos de amostragem. Amostra de laboratório normalmente é obtida através da redução em tamanho da amostra bruta para uma quantidade de material homogêneo. Para obter uma amostra bruta representativa, um número de partículas (N) dever amostrado.
✓ Réplicas de amostras: são as porções de um material, que possuem o mesmo tamanho e que são tratadas por um procedimento analítico ao mesmo tempo e da mesma forma.
Hurlbert (1984) define pseudoreplicação como “Uso de estatística inferencial para testar efeitos de tratamentos com dados de experimentos onde os tratamentos não são replicados (mesmo que as amostras sejam) ou as réplicas não são estatisticamente independentes.” É mais fácil visualizar isso em experimentos ...
Analito: Espécie (iônica, atômica ou molecular) que se deseja determinar em uma amostra. Matriz: Conjunto de todos os constituintes que compõem uma amostra. ... Sistema de detecção: Conjunto inteiro que indica ou registra as quantidades físicas ou químicas.
SINAL ANALÍTICO (ou SINAL) - Resposta instrumental à propriedade do analito(absorbância, intensidade de emissão, etc.) ... LIMITE DE DETECÇÃO – é o nível de concentração (ou quantidade) mínima de analito detectável por um instrumento.
Efeito Matriz é um estudo de seletividade que obje- tiva averiguar possíveis interferências causadas pelas subs- tâncias que compõem a matriz amostral gerando, basica- mente, fenômenos de diminuição ou ampliação do sinal instrumental ou resposta instrumental.