A orientação é a ação e o efeito de orientar. Este verbo, por sua vez, refere-se ao ato de colocar algo numa determinada posição relativamente aos pontos cardinais, informar alguém quanto aquilo que ignora e deseja saber ou dirigir e encaminhar alguém ou algo em direção a um determinado local ou lugar.
Por ser um acompanhamento mais focado, solucionando os diversos questionamentos que podem surgir durante o processo, o risco de querer trocar de carreira posteriormente é mínimo, visto que o indivíduo terá mais maturidade e conhecimento sobre aquilo que quer para a sua vida.
Hoje apresentamos uma nova ficha de trabalho para trabalhar a atenção selectiva nos adultos, intitulada Contar e assinalar. Esta atividade já estava disponível em formato papel, mas actualizámo-la completamente para a tornar ainda melhor e criar uma versão digital – muitos mais cartões com imagens muito mais apelativas! O que é esta atividade para trabalhar…
Escolher uma carreira ou mudar o rumo da sua vida profissional pode ser um processo bem delicado quando você não sabe ao certo o que fazer. Por isso, pode ser interessante contratar os serviços de uma pessoa especializada para realizar uma orientação profissional para você.
O trabalho do orientador é justamente tentar esclarecer algumas dúvidas e questionamentos que estão relacionados a uma carreira profissional. Com isso, o orientador consegue direcioná-lo com base no seu perfil e em suas preferências.
A atenção é a capacidade de gerar, direcionar e manter um estado de ativação adequado para o processamento correto da informação. Para melhorar a atenção, igualmente como outras funções e processos cognitivos, temos que treiná-la. O programa de estimulação cognitiva da NeuronUP nos permite treinar a atenção e a concentração, e nos ajuda a ativar as diversas funções…
A orientação profissional pode ser indicada para quem está saindo da escola e está buscando entender qual a profissão mais indicada para o seu perfil na hora de fazer uma prova de vestibular ou Enem.
Estamos falando de algo tão básico como saber identificar que horas são, para poder realizar as ações próprias deste momento, como por exemplo, tomar o café da manhã, ir se deitar pela noite, etc.
Outra pergunta muito pertinente é o que fazer se não gostar do curso escolhido? Ou se é melhor deixar que os pais influenciem na sua escolha? São diversos questionamentos que um jovem não tem maturidade suficiente para responder sozinho.
Quando o profissional está cansado da atividade que desenvolve, a rotina de trabalho não lhe dá mais prazer e os resultados não são mais satisfatórios, geralmente, pensa em mudar de carreira.
Para isso é apresentada a orientação profissional como uma forma de solucionar os conflitos pessoais e ajudar o indivíduo a se conhecer melhor e entender quais são suas principais habilidades e interesses.
No entanto, existem diversos tipos de orientação profissional que podem variar conforme a fase da carreira que você se encontra. Veja os principais tipos de orientação profissional.
A seguir, propomos a atividade Orientar-se no tempo, um exercício de orientação temporal para adultos. Em cada uma das fichas dessa atividade, o usuário deve dizer qual é a hora, o dia, o mês, o ano e a estação do ano atual. Nessa, especificamente, ele deve indicar em que dia da semana estamos.
Orientação pode ser também a instrução que uma pessoa recebe ou oferece para outra pessoa. Por exemplo: “é comum nas empresas os novos funcionários receberem orientações quanto aos processos no ambiente de trabalho daquela empresa”.
Por se sentir decepcionado com o rumo da sua carreira, a orientação profissional pode ser uma ótima oportunidade para descobrir quais são os motivos que estão impedindo que você evolua na sua carreira, além de encontrar uma solução para o problema.