Resposta. Resposta: Sua importância está no conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, tendo o professor como mediador dessa aprendizagem .
O planejamento do trabalho com competências deve passar por garantir que os estudantes tenham oportunidades para vivenciá-las junto a aprendizagem dos conteúdos definidos em cada componente curricular. ... Não há "aula de tolerância", por exemplo.
As dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são um conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que buscam promover o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural.
Chamadas de competências socioemocionais ou não cognitivas, elas contribuem para a formação de um cidadão socialmente responsável, que sabe lidar com as próprias emoções e se posicionar nas relações com o mundo.
As competências socioemocionais servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
A BNCC é um documento que define os conteúdos mínimos a serem trabalhados na formação básica dos alunos. O intuito é promover e garantir e pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. ... As escolas devem utilizar o documento para nortear a construção dos currículos das redes escolares nacionais.
O planejamento pedagógico está relacionado com a prática de conhecer a realidade da instituição de ensino e reconhecer as necessidades da comunidade escolar. A partir dele, é possível estabelecer as metas e os objetivos, destinar os recursos financeiros, gerir o tempo e as pessoas.