E ética vale para todos os aspectos da vida, seja no âmbito pessoal, seja na esfera profissional ou qualquer outra interação humana. Assim, a ética na engenharia é a ciência que também deve acompanhar todas as tomadas de decisões em projetos ou em serviços realizados por profissionais da engenharia.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Princípios da metodologia científica. Como a estrutura do saber se baseia no cotejo de proposições abstratas com fenômenos reais observados, distinguem-se, de modo geral, duas atitudes opostas do enfoque científico, conhecidas como empirismo e racionalismo.
Os aspectos éticos fundamentais neste item é a caracterização de que não haverá discriminação na seleção dos indivíduos nem a exposição a riscos desnecessários aos indivíduos. Com relação ao método, devem ser descritas as técnicas, os procedimentos, os equipamentos e materiais necessários.
O conceito de equidade, que pertence ao íntimo do princípio da justiça, deve ser contemplado através da minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis. Os princípios da Bioética devem ser considerados na execução de todas pesquisas que envolvem seres humanos.