A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.
É usada, por exemplo, como um instrumento de controle da inflação e estímulo aos investimentos. Se a inflação sobe além da conta, o Copom aumenta a taxa Selic para desestimular o consumo. Se a economia começa a patinar, o Copom reduz a taxa para baratear o custo do dinheiro e estimular investimentos no setor produtivo.
O que é Selic? Ela nada mais é do que a taxa básica de juros da economia brasileira. O Sistema Especial de Liquidação e Custódia é um sistema utilizado pelas instituições financeiras em empréstimos com garantia em títulos públicos federais.
De geração de emprego à expansão de consumo, ao aumento do PIB, toda a política monetária traz efeitos macroeconômicos através de suas medidas. Também, é a partir da política monetária que um país pode superar crises, garantir sua estabilidade economia, entre tantos outros índices que regem sua economia.
O Banco Central (BC) é responsável por controlar a quantidade de moeda que circula na economia por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM). Sendo assim, as medidas de Política Monetária adotadas visam o equilíbrio da economia, alterando a oferta de moeda e definindo as taxas de juros.