Sabemos que o jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, porém, muita das vezes isso não é uma tarefa fácil. A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. Essa tarefa, no entanto, raramente é fácil.
Como desenvolver cada ponto do currículo para entrar no mercado de trabalho
Proporcionar crescimento e aprendizado Todos os cargos, em qualquer área, podem ser beneficiados com a capacitação do jovem. Afinal, nele podem ser incutidos os valores nos quais sua empresa acredita, além de preparar a mão de obra para que o mercado profissional brasileiro se torne mais capacitado e competitivo.
Qual a situação atual aos jovens no mercado de trabalho? ... De acordo com a pesquisa Juventude e Trabalho do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV) Social, entre 2014 e 2019 as pessoas que têm entre 15 e 29 anos perderam 14% da renda proveniente do trabalho.
O jovem deve demonstrar motivação, interesse, iniciativa, responsabilidade e ser cordial com os demais. Nessa fase, mais do que demonstrar competência técnica na execução de tarefas, o empregador espera e observa aspectos comportamentais.
Além da versatilidade, o que as empresas esperam dos jovens profissionais é que eles tenham a sensibilidade de identificar soluções sem que alguém os guie para tal conclusão, e, a partir daí, desenvolvam a proatividade. Ela pode ser exercida no dia a dia, basta treinar o seu olhar para os processos e fluxos da empresa.
O mercado espera que o profissional tenha habilidades, como saber lidar com pessoas, o que significa basicamente aprender a ouvir e a se colocar no lugar dos outros, e saber manipular informações, saber ler e comunicar suas ideias. ... Saber adaptar-se às situações é imprescindível, já que as mudanças são muito rápidas.
Para ter muitas oportunidades no mercado de trabalho o jovem do ensino médio deve se preparar ter interesse sobre suas qualificações, existem cursos de iniciação á curto prazo e sem custo onde a prefeitura realiza programas para facilitar a comunicação entre jovens e empresas como por exemplo o programa menor aprendiz ...
O mercado de trabalho nunca foi tão competitivo. A economia de mercado globalizada fez com que as empresas possam contratar pessoas em todos os cantos do planeta. Igualmente, os postos oferecidos pelo mercado de trabalho exigem cada vez mais tempo de estudo, autonomia e habilidades em informática. ...
23 pequenas coisas que todos os jovens de vinte e poucos anos deveriam saber