Regra geral, as estrelas que se deslocam sobre as rochas têm pés ambulacrários com ventosas e as que vivem tipicamente em substrato móvel, areias ou vasa, têm pés ambulacrários com terminação pontiaguda. ... Nas estrelas-do-mar, os pés ambulacrários têm como função principal a locomoção.
Os equinodermos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, intestino e ânus. O estômago é encontrado apenas em equinodermos carnívoros. A maioria das espécies alimentam-se de algas marinhas. ... As espécies carnívoras, como a estrela-do-mar, alimentam-se de pequenos animais.
Equinodermos (Filo Echinodermata) são animais marinhos que apresentam movimentação lenta ou são sésseis. Possuem um endoesqueleto formado por placas calcárias e, em sua maioria, apresentam projeções pontiagudas (que partem desse esqueleto) e espinhos.
Uma das principais características dos cordados é a presença da notocorda e do tubo nervoso dorsal. ... A notocorda é um cordão nervoso dorsal gelatinoso, encontrada dorsalmente ao longo do eixo longitudinal do corpo do animal.
O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, apresentando uma dupla cadeia ventral de gânglios, e órgãos dos sentidos muito especializados situados na cabeça (olhos, órgãos auditivos e antenas). Essa maior concentração na cabeça das estruturas nervosas é conhecida como cefalização.
A estrela-do-mar se movimenta usando centenas de patinhas tubulares situadas em sua parte inferior. Essas patas parecem pequenas pernas, e cada uma tem uma ventosa na ponta. As ventosas permitem ao animal se arrastar e aderir a superfícies íngremes.
Locomovem-se por uso simultâneo dos espinhos e pés ambulacrários. Vivem permanentemente presos ao fundo oceânico ou se movem lentamente sobre o substrato. Vivem em rochas, no lodo e no fundo do mar. Alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos.
Como os equinodermos se revestem e se protegem? ... A parte interna dos equinodermos, onde estão seu esqueleto e seu sistema aquífero são revestidos pela epiderme, assim como os humanos. Como proteção, esses animais têm espinhos e alguns deles têm pinças pequenas. Outros têm até veneno.
Resolução: O sistema hidrovascular auxilia na excreção e respiração, entretanto suas PRINCIPAIS funções são locomoção e alimentação.
A caracteristicas que os equinodermos tem que os aproxima dos vertebrados, é que ambos estão na categoria de deuterostômios, então eles compartilham a formação do ânus e da boca, ou seja o sistema digestorio completo.
Resposta. Os equinodermos, na fase larval, apresentam uma simetria bilateral e somente quando se tornam adultos é que adquirem simetria radial.
Resposta. Resposta:As larvas de muitos deles vivem em regiões mais próximas à superfície, constituindo o plâncton. Nesta fase da vida, possuem simetria bilateral e, quando adultos, apresentam simetria radial, altamente relacionada ao ambiente em que vivem.
A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados.
Pois bem, os equinodermos são triblásticos (isto é, têm três folhetos embrionários; ectoderme, mesoderme e endoderme), celomados (apresentam tecido de preenchimento - celoma), deuterostômios (o primeiro orifício a ser formado é o ânus, fator que indica serem mais evoluídos que seus antecessores) e apresentam simetria ...
Tipo de simetria em que um eixo, oral-aboral, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. Divide o animal em partes iguais. Encontrada em algumas esponjas, em cnidários (como a anêmona-do-mar) e em equinodermos (como as estrelas-do-mar).