Na PEP se toma medicamentos antirretrovirais para HIV durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. O início desse tratamento deve ser iniado nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo até as próximas 72 horas.
Cada frasco com 30 comprimidos custa R$ 280 reais. Mesmo tomando o remédio, ele diz saber que a pílula sozinha não deve ser vista como único método de proteção contra a Aids.
A novidade vai custar aos interessados o valor de R$ 150,00 (o frasco com 30 comprimidos).
A PEP é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Centro
Como posso começar a usar a PrEP? Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP. Na PrEP, você deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar sua medicação gratuitamente a cada três meses.
O esquema de profilaxia pós exposição tem maior eficácia quanto mais próximo da exposição for iniciado, sendo que o inicio de seu uso após 72 horas da exposição não tem nenhum beneficio comprovado. Tomar na hora certa sem falhar nenhum dia também melhora sua eficácia.
PrEP e PEP contra o HIV poderão ser compradas sem receita na Califórnia - UOL VivaBem.
Procure um profissional de saúde e informe-se para saber se você tem indicação para PrEP. Na PrEP, você deve tomar o medicamento todos os dias, fazer exames regulares e buscar sua medicação gratuitamente a cada três meses.
Tempo necessário para fazer efeito no organismo Para relações anais, são necessários sete dias de uso de PrEP para alcançar a proteção. Para relações vaginais, são necessários 20 dias.
Os antirretrovirais começam a agir assim que são tomados. A carga viral geralmente torna-se indetectável em 1 a 2 meses.
Como nenhum medicamento é isento de efeitos colaterais, a PrEP, apesar de segura, tem efeitos em curto e longo prazo. Na lista de sintomas passageiros estão dor de estômago, náuseas, alteração do ritmo intestinal e gases. Em longo prazo, o risco é a alteração da função renal e perda óssea.
Truvada como PrEP pode ser tomado mesmo que você consuma bebidas alcoólicas ou outras drogas. Lembre-se que nessas situações sua capacidade de identificar situações de risco pode ficar reduzida e você pode ficar mais vulnerável ao HIV.
O tenofovir difosfato inibe a atividade da transcriptase reversa do HIV-1 competindo com o substrato natural, desoxiadenosina 5'-trifosfato e, após a incorporação no DNA, causa a terminação da cadeia do DNA.
Conheça seus direitos