O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
Já o IP é o Internet Protocol (protocolo de internet ou de interconexão), que define a mecânica de transmissão dos datagramas. Ele é responsável pela comunicação entre os hosts de uma rede, administrando o transporte de uma mensagem do host de origem até o host de destino.
Como dito anteriormente, o protocolo UDP é simples se comparado ao TCP, então somente alguns protocolos utilizam o UDP para transporte de dados que são: o TFTP (Trivial File Transfer Protocol), SNMP (Simple Network Management Protocol), DHCP (Dynamic Host Control Protocol), DNS (Domain Name Service).
A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.
O UDP é preferido para aplicativos em que a velocidade é a principal preocupação, como transmissões ao vivo, streaming de vídeo, jogos on-line, VoIP (Voice over Internet Protocol) e similares. O TCP é preferido nos casos em que o tempo não é uma grande preocupação.
A principal diferença entre o UDP e o TCP é que o primeiro não é capaz de enviar ao destino quais dados foram corrompidos ou estão faltando, pois ele não possui um cabeçalho tão eficaz como o do TCP. ... O UDP é muito mais leve, e o seu uso principal é visto em jogos online, streaming de voz ou de vídeo.
O TCP é preferível sobre o UDP para transmissão de áudio em tempo real, já que não possui estado. São protocolos da camada de transporte. São protocolos da camada de rede.
A conexão TCP TCP(Transmission Control Protocol) é um protocolo da camada de transporte, orientado a conexão. Ele é responsável pela divisão da mensagem em datagramas, reagrupamento e retransmissão no caso de datagramas perdidos.
A maior vantagem e principal característica do TCP/IP,é a garantia de entrega de todos os dados que estão sendo enviados de uma ponta a outra. Existe também, por exemplo, o protocolo UDP, no qual não tem a mesma confiabilidade, pois ele não confere se o dado chegou no destino.
O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).
A conexão de controle é utilizada para trocar informações como as de usuário e senha, mudança de diretórios,inserir e apagar arquivos. ... Por este motivo dizemos que o FTP possui informações de controle fora da banda, diferente do HTTP que possui informações de controle na banda, na mesma conexão TCP.
O TCP, número 6 do protocolo IP, é um mecanismo de transporte "confiável", orientado à conexão e que fornece um stream de bytes confiável, garantindo assim que os dados cheguem íntegros (não danificados e em ordem).
Three-Way Handshake ou 3-Way Handshake (Handshake de três vias) é responsável pelo estabelecimento de conexões no TCP. informação é transmitida, mecanismos de verificação de integridade garantem que a informação seja recebida sem erros. O cliente responde com um pacote ACK. ...
O interruptor paralelo, também conhecido como three way, ou três vias é utilizado para ligar ou desligar uma mesma lâmpada de dois lugares diferentes. Assim, uma sala com duas entradas, pode ter um interruptor próximo a cada porta e ambos irão ligar a desligar as mesmas lâmpadas que iluminam esta sala.
Handshake ou aperto de mão é o processo pelo qual duas ou mais máquinas afirmam que reconheceram umas às outras e estão prontas para iniciar a comunicação. O handshake é utilizado em protocolos de comunicação, tais como: FTP, TCP, HTTP, SMB,SMTP,POP3 etc.
Os terminais laterais do primeiro interruptor devem ser conectados com um fio de Retorno a seu equivalente no segundo interruptor. Ou seja, o Terminal à Esquerda do primeiro interruptor deve ser conectado com um primeiro fio de Retorno ao Terminal à Esquerda do segundo interruptor.
Como instalar um interruptor paralelo simples
Primeiro passo para instalação do interruptor four way. Devemos ligar um cabo do borne superior do interruptor 1 ao borne “A” do interruptor intermediário, em seguida ligamos um cabo do borne inferior do interruptor 1 ao borne “C” do interruptor intermediário, como mostra a imagem abaixo.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção: