Como a pitiríase versicolor é uma infecção fúngica superficial, costuma responder bem ao uso tópico de loções à base de sulfeto de selênio nas áreas atingidas num período que varia entre 7 e 14 dias. A aplicação deve ser repetida depois semanalmente durante um mês para evitar recidivas.
A pitiríase versicolor é provocada pela levedura Malassezia furfur, dos fungos Pityrosporum orbiculare e Pityrosporum ovale. A presença dessas leveduras é muito comum na pele de todos os seres humanos e de forma especial nas áreas mais gordurosas do corpo, como o tronco, braços, o rosto, pescoço e couro cabeludo.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de seborreia são:
A inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como estresse, alergias, situações de fadiga, álcool, baixa temperatura, medicamentos, bem como o excesso de oleosidade na pele. Além disso, a presença do fungo Pityrosporum ovale também é uma das origens da doença.
Saiba mais sobre a dermatite seborreica. O que fazer: o tratamento pode ser feito com shampoos anticaspa, que geralmente contêm antifúngicos, e ingredientes que esfoliam a pele e aceleram a renovação celular, a base de cetoconazol 2%, como é o caso do Nizoral, Medicasp ou Caspacil, por exemplo.
Livre-se da coceira no couro cabeludo com 8 remédios caseiros
Assim, geralmente, o tratamento é feito com cuidados especiais para o couro cabeludo, como lavar regularmente ou evitar prender e usar chapéus com os cabelos molhados, além de usar xampus e pomadas que podem amenizar a inflamação e ajudar a cicatrizar as feridas, como a base de antifúngicos ou corticoides, por exemplo.
Doenças do couro cabeludo: foliculite, pitiriase, alopecia... conheça as 5 mais comuns e saiba como tratar
O carbúnculo é causado normalmente por excesso de bactéria Staphylococcus aureus e a foliculite é geralmente causada por pelos encravados, mas também pode acontecer devido a uma infecção por bactérias ou fungos. Nos casos mais graves, a foliculite no couro cabeludo pode provocar queda de cabelo acentuada.
A caspa e um couro cabeludo vermelho Isso ocorre quando o corpo responde à presença de Malassezia globosa -- um micróbio que vive naturalmente na raiz do cabelo de todos nós. 50% da população mundial é sensível ao Malassezia globosa, sofrendo com irritação, vermelhidão e caspa.
A dermatite seborreica, comummente chamada de caspa, consiste numa alteração da pele que causa comichão, descamação e aparecimento de manchas vermelhas na pele, sendo um problema muito comum no couro cabeludo. Esta doença geralmente é causada por fungos, devido ao enfraquecimento do sistema imunitário ou a stress.
1) Estresse Esse fator é capaz de deixar a região mais irritada de várias maneiras, sendo uma delas o aumento da oleosidade, que pode refletir no surgimento de. Com isso, o local se torna mais irritado e com descamações que geram coceira e vermelhidão. Além disso, o problema pode causar até mesmo a queda dos fios.
A gordura, ou sebo, envolve os cabelos, protegendo-os de fatores externos que podem prejudicar a saúde capilar. O alto teor de oleosidade no couro ocorre quando as glândulas sebáceas produzem gordura de modo excessivo.
De maneira geral, a foliculite é uma inflamação nos folículos pilosos. A dermatologista afirma que o problema pode ocorrer em qualquer lugar da pele que haja folículos, pode ser na barba, na virilha ou até mesmo no couro cabeludo. “Ela se apresenta como pequenas bolinhas vermelhas, semelhantes a pequenas espinhas.