A ictiose lamelar pode ser causada por mutações em vários genes, no entanto a mutação no gene TGM1 é a mais relacionada com a ocorrência da doença. Em condições normais, esse gene promove a formação em quantidades adequadas da proteína transglutaminase 1, que é responsável pela formação da pele.
Não existe um tratamento capaz de curar a ictiose, no entanto, faz esfoliação e hidratação diária da pele é um dos cuidados mais importantes para tentar combater o desconforto causado pela condição.
Como a pele está em constante exposição a elementos ambientais, como à chuva, vento, calor, clima seco ou úmido demais etc., isso pode irritá-la. Essa irritação, quando acontece repetidas vezes, pode levar ao surgimento das escamas.
Olá, o fato de ter ictiose leva a crer que sua pele seja muito seca. A tatuagem é feita a partir de um trauma com agulhas e tinta na pele.
Cabral alerta que, se a pessoa sofrer de bronquite, rinite ou sinusite, não deve fazer a tatuagem, pois existe uma chance muito grande de desenvolver algum tipo de dermatite.
Todos os tipos de pele podem receber a técnica, exceto pessoas com doenças específicas na derme, como vitiligo, psoríase ou dermatite tópica. Algumas pessoas podem apresentar desde rejeição a substância até descamação intensa, por isso deve ser feito um teste no couro cabeludo antes do procedimento.
A recomendação é que se escolha profissional e clínica capacitados, qualquer que seja o procedimento. A idéia de fazer piercing ou tatuagem deve ser rejeitada se a pessoa tem alguma doença dermatológica como psoríase e verrugas viróticas ou doenças sistêmicas como diabetes.
Alimentos que devem ser evitados
6 dicas para evitar uma crise de psoríase: saiba como prevenir a doença de pele (infográfico)