Genoma viral é o material genético carregado pelos vírus. Este genoma tem as informações básicas para a produção de proteínas elementares para a formação da partícula viral. O genoma viral poder ser ou RNA, ou DNA.
A transcrição é a primeira de várias etapas da expressão gênica baseada em DNA (gene é uma parte curta do DNA que sofre expressão), na qual um segmento específico de DNA é copiado no RNA (especialmente RNAm) pela enzima RNA polimerase.
A replicação viral, que ocorre no interior da célula do hospedeiro, evolui seguindo as etapas de adsorção, penetração, desnudamento, transcrição e tradução (síntese), maturação e liberação (Figura 3).
Os vírus multiplicam-se no interior das células infectadas graças à inserção de seu material genético, que passa a comandar o metabolismo da célula hospedeira. Cada vírus possui um mecanismo diferente de multiplicação.
O capsídeo e o envelope guardam o frágil ácido nucleico, ADN ou ARN. Esta porção periférica possibilita o vírus de identificar as células que ele pode parasitar e, em certos vírus, facilita a penetração nas mesmas.