O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF.
O CREAS é um órgão estatal de abrangência municipal integrante do Sistema Único de Assistência Social que através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de ...
São os processos de orientação e direcionamento das famílias, ou algum de seus membros, para serviços e/ou benefícios socioassistenciais ou de outros setores. Têm por objetivo a promoção do acesso aos direitos e a conquista da cidadania.
O que é? A Proteção Social Básica realiza serviços, programas e projetos de prevenção de risco e assistência básica para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social. O objetivo desse serviço é promover a melhoria da qualidade de vida da população, com ações focadas no atendimento das necessidades básicas.
A Rede Socioassistencial é uma política social constituída por um conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão ou por meio de convênios com organizações sem fins lucrativos.
Os serviços assistenciais são acionados quando ocorrem eventos de menor gravidade, como problemas no encanamento, curto-circuito na casa ou necessidade de guincho, dependendo do plano contratado. Apesar de não envolverem um prejuízo semelhante ao de um sinistro, podem atrapalhar bastante nossas atividades diárias.
Os serviços socioassistenciais são aqueles desenvolvem ações continuadas e por tempo indeterminado junto à população usuária da rede de assistência social e objetivam a garantia de:
4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios: I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; III - respeito à ...
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
O Estudo da Demanda é um recurso estratégico que tem por finalidade elaborar análises a serem utilizadas na tomada de decisões presentes a fim de prever e solucionar situações futuras que possam causar prejuízos ou enfraquecer os resultados esperados.
Como fazer:
A demanda reprimida compreende atendimentos a crianças e adolescentes. ... O número de crianças e adolescentes vítimas de maus tratos e violência cresceram e a equipe atual não consegue atender todos.
Os 5 maiores desafios da assistência social
Mas, em resumo, no hospital o assistente social desempenha atividades como: ... Participação na elaboração, gerenciamento e organização de políticas sociais do hospital. Mobilização de recursos para o tratamento dos pacientes. Orientações ao paciente, familiares e acompanhantes quanto aos seus direitos e deveres.
Outra questão a ser considerada, refere-se à cha- mada “internação social”, que acontece devido às dificuldades econômicas e sociais do paciente, que é internado para ter acesso ao tratamento adequado (viés de admissão).