Essa mudança é chamada de fusão.
Resposta: Explicação: Não, são transformações físicas (mudança de estado físico). Não muda os elementos químicos presentes no sorvete. Endotérmico, visto que o sistema(sorvete), absorve calor do meio, o que ocasiona o derretimento .
Se você já tomou um sorvete de massa sob o sol, deve ter notado que ele derrete mais depressa do que os cubos de gelo. ... Isso se deve ao fato de a água derretida ter voltado a congelar, expandindo-se e formando cristais de gelo maiores.
Porém, em um dia quente, a troca de calor torna-se mais elevada, devido ao aumento da temperatura externa, resultando na aceleração do processo de liquidificação do sorvete, levando a uma mudança de estado físico muito mais rápida.
Amreen sugere que o melhor é tirar o sorvete do congelador, servir a sua porção e colocá-lo de volta imediatamente. Ela também alertou que servir uma segunda porção de sorvete com a colher que já foi à boca é perigoso, e uma forma de “convidar as piores bactérias para a refeição”.
É um fenômeno físico, pois ele continua sendo sorvete. O nome do fenômeno é fusão. Seria químico caso o sorvete virasse alguma outra coisa, entendeu? Se desse origem a outra substância.
O pior é constatar na hora de servir que ao re-congelar o sorvete decantou. Acontece que ao descongelar completamente o emulsificante se separa da parte boa do sorvete ficando duro como pedra e com um sabor… ... A cremosidade e o sabor do sorvete voltam ao seu pote como num passe de mágica!
Para conservar sua textura, o sorvete deve ser armazenado no congelador de modo a manter a sua temperatura entre -18º e -20º C.
Evitar a umidade vai conservar o sabor e textura por muito mais tempo. Armazene-o no fundo do freezer: Coloque o pote de sorvete no fundo do freezer, pois a variação de temperatura é menor ao abrir e fechar a porta do freezer. A temperatura do fundo costuma ser mais baixa e isso ajuda a mantê-lo mais consistente.
Para conservar sorvete fora da geladeira retire-o da sua embalagem original com uma espátula e transfira-o para um recipiente de metal fundo, grande e com tampa. Depois, forre o fundo de uma caixa de isopor grande com uma toalha e, com a ajuda de luvas isolantes, coloque cerca de um terço do gelo seco dentro da caixa.
Utilize placas de gel de gelo Digo econômica porque ela é reutilizável. Então, você não precisará mais se preocupar em comprar ou fazer gelo toda vez que sair de casa. Você pode encontrar na internet vários tamanhos diferentes que podem encaixar melhor na sua caixa de isopor.
Após retirar todo o leite da caixa, você a preenche com água e fecha a abertura com cola quente, então, você “encapa” a caixa com papel alumínio e finaliza colocando a caixa num saquinho plástico, pra proteger o papel alumínio, impedindo que ele seja rasgado. E prontinho!
como fazer
Coloque duas caixas térmicas de isopor no porta-malas. Embora o site NOVA online recomende que os alimentos sejam colocados na parte do carro que conta com ar condicionado, o isopor mantém a temperatura muito bem.
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída tem prazo de validade de até 3 meses.
Portanto, basta colocar em potes fechados ou embalar a carne e colocar dentro de uma caixa de isopor. Coloque uma quantidade de gelo proporcional à quantidade de carne e feche bem". Vale ressaltar que este gelo não poderá ser usado para outra função. "A carne poderá soltar suco ou até mesmo sangue durante o trajeto.
Peixes, camarões, carnes e produtos frescos Deve-se embalar os alimentos e colocá-los em um isopor ou caixa térmica. É importante que o alimento não tenha contato direto com o gelo, por isso, recomenda-se embalagens a vácuo – até porque, conservam melhor o alimento e evitam mau cheiro.
Para quem estiver transportando também leite, derivados e outros alimentos perecíveis, a orientação é mantê-los longe das carnes para evitar contaminação cruzada. Assim que chegar ao seu destino, leve a carne congelada ao congelador. As peças que forem ser consumidas dentro de 24 horas devem ser alocadas na geladeira.
Cuidados para transportar produtos congelados
O ideal é utilizar recipientes de vidro ou plástico que possam ser devidamente vedados. Não use embalagens de isopor ou papelão. Antes de congelar qualquer alimento, planeje-se. ... Não deixe que os alimentos fiquem na geladeira por muito tempo antes de serem congelados.
Evite colocar os alimentos em contato direto com o EPS Isopor®. O ideal é que eles sejam embalados em sacos plásticos ou papel alumínio, de forma a garantir a higiene e a melhor conservação dos produtos. Sempre limpe suas caixas de EPS Isopor® antes e depois de utilizá-las.