EQST

Qual A Finalidade Da Autoduplicaço Do DNA?

Qual a finalidade da Autoduplicação do DNA?

A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.

O que caracteriza uma duplicação Semiconservativa do DNA?

Assim, a duplicação semiconservativa representa o fenômeno resultante da reprodução da molécula de DNA, em que uma das moléculas recém-formadas conserva uma das cadeias, um dos filamentos de polinucleotídios, precedente da molécula mãe, produzindo uma nova cadeia complementar a que lhe serviu de molde.

Por que a duplicação do DNA é chamada de Semiconservativa?

A duplicação é semiconservativa, pois cada molécula nova de DNA apresenta uma fita da molécula que serviu como molde.

O que pode acontecer caso haja algum erro na duplicação da molécula de DNA?

Pesquisadores da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, publicaram um estudo que aponta os erros de duplicação do DNA como a causa de dois terço dos cânceres. Isso significa que a chance de uma pessoa desenvolver uma mutação maligna deriva muito mais do azar do que de causas externas ou genéticas.

Como ocorre o reparo do DNA altamente danificado?

Imediatamente após a síntese de DNA, qualquer base mal pareada restante pode ser detectada e substituída em um processo chamado reparo por mau pareamento. Se o DNA fica danificado, pode ser reparado por vários mecanismos, incluindo química reversa, reparo de excisão, e reparo de quebras de fita dupla.

O que causa mutação no DNA?

As mutações ocorrem em virtude de alterações que surgem nos nucleotídeos do DNA, podendo ocorrer por meio de alterações químicas nas bases nitrogenadas, erros na incorporação de nucleotídeos (inserção de uma base nitrogenada no lugar de outra), adição ou deleção de bases nitrogenadas, alterações na estrutura e no ...

Quais são as alterações causadas pela radiação no DNA?

A radiação ionizante pode causar danos a células diretamente, quebrando ligações químicas de moléculas biológicas(quebra da molécula de DNA), ou indiretamente criando radicais livres nas moléculas de H2O, que são as mais atingidas pela radiação.

Quais os tipos de mutações que podem ocorrer no DNA?

As mutações podem ser de dois tipos: gênica ou cromossômica....Mutação Gênica

  • Substituição: ocorre a troca de um ou mais pares de bases;
  • Inserção: quando uma ou mais bases são adicionadas ao DNA, modificando a ordem de leitura da molécula durante a replicação ou a transcrição.

Onde são usadas radiações na área da saúde?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Como os átomos radioativos podem ser usados na medicina?

Os átomos radioativos podem ser usados na medicina de forma a promover estudos de comportamentos de células afetadas por esses que podem gerar uma nova cura para doenças que causam distúrbio, um exemplo de tratamento com a radioatividade e a radioterapia, que atua a nível celular e consequentemente de tecido.

O que é uma radiação solar?

Radiação solar é a energia emitida pelo Sol, que se propaga através de ondas eletromagnéticas num espaço vazio ou em meio material. O espectro solar abrange 3 faixas de comprimento de onda que são denominadas de acordo com sua natureza em: radiação ultravioleta, visível e infravermelha.