A escrita hierática, que era organizada em formato cursivo e usada para fins comerciais; e a escrita demótica, que foi usada nos últimos períodos, pois era uma forma mais simples e mais popular da escrita hierática.
nahuatl clássico
A grandiosidade da arquitetura e da engenharia dos incas se apresentam através de palácios, casas, templos, fortalezas, pontes, túneis, estradas, canais e aquedutos. Os incas não tinham escrita, mas eles transmitiam suas ideias e conhecimentos através da oralidade e dos desenhos.
Praticavam a agricultura, o que permitiu que construíssem grandes cidades, a agropecuária, tinham uma religião politeísta (acreditavam em diversos deuses) e uma sociedade hierárquica e com pouca possibilidade de ascensão social, de modo que os papéis sociais eram decididos pela filiação dos cidadãos.
Muitas vezes, os edifícios mais dramáticos e facilmente reconhecíveis como maias são as pirâmides escalonadas do período pré-clássico do Terminal e além. Baseando-se nas tradições arquitetônicas gerais da Mesoamérica, essas pirâmides se baseavam em intricadas pedras esculpidas para criar um design de escada.
Bom, a principal semelhança entre a arquitetura Maia, Asteca e Inca era que os três tinham como base da construção dos seus templos o uso de grandes pedras, inclusive até no formato onde a base da construção normalmente recebiam as maiores e enquanto eles iam subindo as pedras iam diminuindo de tamanho para garantir ...
As semelhanças entre os povos astecas, incas e maias é: ... (Alguns povos tinham o sacrifício humano mais macabros que outros). Economia baseada na agropecuária. Eles também tinham um elevado nível de artesanato, arquitetura e escultura.
Os monumentos e esculturas da arte asteca tinham como regra o princípio horizontal, além do que todas as esculturas deveriam ser trabalhadas de todos os lados. A arte mexica foi tão rica e diversa quanto a maia e a arte inca.
São semelhanças entre Incas, Maias e Astecas a sua base econômica (eram povos que tinham a prática da agricultura como elemento econômico central), o modelo religioso (que reconhecia nas forças da natureza os deuses) e a estruturação social (hierárquica, com claros papéis distintos entre líderes e camponeses).