Quem Foi O Deus Prometeu?

Quem foi o deus Prometeu

A benevolência de Prometeu com os seres humanos despertou a ira do mais poderoso dos deuses, que o acorrentou no alto de uma montanha para que seu fígado fosse bicado todos os dias por uma enorme águia.

Licença e direitos de autor

Zeus dirigiu então a sua fúria contra o próprio Prometeu, mandando que Hefesto e seus serviçais Crato e Bia (o poder e a violência) acorrentassem o Titã a um penhasco do monte Cáucaso.

Na antiga mitologia grega, Prometeu era um deus do fogo. … Na antiga mitologia grega, Prometeu roubou o fogo dos deuses e deu-o aos humanos. Judie Anderson/Encyclopædia Britannica, Inc. Segundo a lenda, Zeus, o rei dos deuses, ordenou que Prometeu e seu irmão, Epimeteu, criassem os animais e as pessoas.

Outras Histórias de Prometeu

<b style=Outras Histórias de Prometeu" title="Outras Histórias de Prometeu" />

Desde que Zeus (Júpiter) e seus irmãos (a geração dos deuses olímpicos) começaram a disputar o poder com a geração dos Titãs, Prometeu era visto como inimigo, e seus amigos mortais eram tidos como ameaça.

E assim Zeus escolheu o monte maior e ao descobrir que fora enganado por Prometeu, vinga-se dele recusando aos homens o último dos dons para manterem-se vivos: o fogo. Simbolicamente, Deus privou o homem da luz na alma, da consciência.

Enquanto isto, na abóbada celeste reinava Zeus e todos os outros deuses. Zeus havia destronado seu pai, Cronos (Tempo) pondo fim à antiga geração dos deuses da qual Prometeu fazia parte. Zeus então voltou sua atenção para a recém-criada humanidade e dela exigia honras e sacrifícios, oferecendo, em troca, sua proteção.

Sobre o autor

Mandou ainda uma águia devorar diariamente o fígado de Prometeu que, por ser ele um Titã, se regenerava. O seu sofrimento durou por inúmeras eras, até que Hércules passou por ele e viu o seu sofrimento. Abateu a gigantesca águia com uma flecha certeira e libertou o cativo das suas correntes. Entretanto, para que a vontade de Zeus fosse cumprida, o gigante passou a usar um anel com uma pedra retirada do monte.

E Prometeu preso à rocha, de pé, sem poder dormir e incapaz de dobrar os joelhos fatigados tinha seu fígado devorado diariamente por uma águia. Mas, como ele era imortal, suas vísceras refaziam-se à noite sendo dilacerado novamente no dia seguinte. Sua tortura deveria durar para toda a eternidade pois as decisões de Zeus eram irrevogáveis e ele havia profetizado que seu sofrimento só terminaria quando um homem puro e de bom coração morresse em seu lugar.

É preciso que Atena (Minerva), deusa da sabedoria, jogue sobre a criação de Prometeu gotas do néctar divino, para que eles possuam uma alma, e quando a adquirem, não sabem o que fazer com ela.

A Lenda de Prometeu

<b style=A Lenda de Prometeu" title="A Lenda de Prometeu" />

Prometeu aproximou-se e ensinou às suas criaturas todos esses segredos. Inventou o arado para o homem poder plantar, a cunhagem das moedas para que houvesse o comércio, a escrita e a extração do minério. Ensinou-lhes a arte da profecia e da astronomia, enfim todas as artes necessárias ao desenvolvimento da humanidade.

Neste ponto, Prometeu teve a idéia de por à prova o poder e a clarividência de Júpiter. Sacrificou um enorme e belo touro e dividiu-o em duas partes e disse aos deuses do Olimpo que escolhessem uma delas, a outra caberia aos humanos. Antes, porém, em um dos montes colocou apenas os ossos e cobriu-o cuidadosamente com o sebo do animal, fazendo-o parecer maior que o outro monte de carne, entranhas e gordura, coberto com a pele do touro.

O Castigo de Prometeu Zeus ficou indignado pelo roubo do fogo por parte de Prometeu e, assim, castigou o titã fazendo que o levassem longe, em direção ao Oriente, talvez ao Cáucaso. … O mito de Prometeu e seu terrível castigo por Zeus foi o tema de Prometeu Acorrentado do poeta trágico Ésquilo.

Definição

Ambos foram incumbidos de fazer o homem e assegurar-lhe, assim Io aos outros animais, os atributos necessários à sua preservação Epimeteu tratou de atribuir a cada animal seus dons feriados de coragem, força, rapidez etc. sobre todos os outros animais. …

Se Deus dá a sabedoria divina para Adão por amor à criação, Prometeu rouba o fogo dos deuses, o símbolo da sabedoria humana, não por amor, mas por vingança aos deuses. Instigado por Eva, Adão come o fruto da sabedoria e perde o Éden, também uma mulher, Pandora, será quem trará na sua caixa todos os males do mundo, abrindo-a para a humanidade, que perde a superioridade intelectual alcançada quando a consciência humana, através do conhecimento do fogo, é libertada da submissão aos deuses.

Sobre o tradutor

Filho de Jápeto e Clímene – ou da nereida Ásia ou ainda de Têrmis, irmã de Cronos, segundo outras versões – Prometeu pertencia à estirpe dos Titãs, descendentes de Urano e Gaia e inimigos dos deuses olímpicos.

Um dia o oráculo diz a Zeus que uma terrível sorte está por se lhe abater em cima, e que só Prometeu poderia revelar-lhe que maldição seria aquela. O senhor dos deuses procura o Titã acorrentado, indaga-lhe sobre o segredo.

Prometeu e o transumanismo

Os irmãos Prometeu e Epimeteu representam duas polaridades. Eles são o símbolo da dualidade entre aquele que prevê, ou que age com sensatez, discernimento e previdência, e aquele que não reflete antes de tomar atitudes, sendo impetuoso e ágil.

Isto é, as áreas limítrofes entre o civilizado e o selvagem, eram dominados pela Deusa Mãe em suas múltiplas facetas: Afrodite, Psique, Deméter, Perséfone, Ártemis, entre outras. A cada uma delas coube uma característica, uma pequena parcela do domínio da antiga Deusa Mãe.

A tragédia Prometeu acorrentado, de Ésquilo, foi a primeira a apresentá-lo como um rebelde contra a injustiça e a onipotência divina, imagem particularmente apreciada pelos poetas românticos, que viram nele a encarnação da liberdade humana, que leva o homem a enfrentar com orgulho seu destino.

Resumo do mito

Resumo do mito

Zeus enviou Pandora como presente a Epimeteu, o qual, esquecendo-se da recomendação de Prometeu, seu irmão, de que nunca recebesse um presente de Zeus, o aceitou. Quando Pandora, por curiosidade, abriu uma caixa que trouxera do Olimpo, como presente de casamento ao marido, dela fugiram todas as calamidades e desgraças que até hoje atormentam os homens.

Se a guerra sangrenta que derrotara os Titãs trouxera a paz entre os deuses e o fim das disputas entre eles, já não havia quem pudesse desafiar a nova ordem olímpica. Para que se quebrasse esta harmonia, Prometeu decidiu criar novos seres que se opusessem a ela. Molhou o barro com as suas lágrimas de ódio aos olímpicos e criou um ser à semelhança de uma divindade. Prometeu soprou a vida à escultura, chamando-a de homem. Gostou tanto da sua criação, que se pôs a esculpir um exército deles, todos inspirados em uma divindade. Das lágrimas e do ódio de Prometeu surgiram os homens.

Quais os motivos da profunda irritação de Zeus?

Para Zeus, foi uma afronta Prometeu ter roubado o fogo divino, pois até então, o fogo era algo restrito aos deuses, e a partir daí, os homens puderam experimentar um pouco do poder dos deuses em suas próprias mãos.

O que deixou o Zeus irritados?

Poderia criar armas e ferramentas, assim o homem se tornou o animal mais forte do mundo, mesmo parecendo fraco ele pode criar armas e ficar fortes. O Castigo foi que Zeus aprisionou ele numa montanha e uma águia ia todo dia lá e comia o seu fígado, no dia seguinte ele se regenerava e a águia voltava.

O que os homens fazem que deixa Zeus irritado?

Zeus sentiu-se irado ao ver que o novo brilho que emanava da Terra era o do fogo. Sem poder tirar o conhecimento de como obter o fogo dos homens, arquitetou um outro malefício. E assim, decidiu punir tanto o ladrão quanto os beneficiados.

Qual deuses era considerado o mais feio do mundo?

Vulcano

Quem foi o deus grego Artemis?

Filha de Zeus com Leto, Ártemis era a deusa da caça, vida selvagem e luz suave. Ela era irmã gêmea do deus Apolo.

De quem Atena e filha?

Zeus

Quem foi a primeira Deusa?

A crença de que o Universo foi criado por uma divindade feminina está presente em quase toda parte. Ísis, a mais antiga deusa do Egito, tinha dado a luz ao Sol.