Cadeias abertas possuem extremidades, cadeias fechadas não possuem extremidades e formam figuras geométricas.
A lesão do LCA ocorre na maioria das vezes em virtude de uma torção do joelho, comumente, o paciente ouve um estalo no momento da entorse, que vem seguido de forte dor incapacitante, ou em alguns casos devido a lesões por hiperextensão desta articulação.
A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol, o futebol americano e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores.
Tratamento na rotura do LCA Na rotura do ligamento cruzado anterior, o tratamento pode ser efetuado através de cirurgia (reconstrução do ligamento) ou fisioterapia. No atleta jovem, com altas exigências físicas, a reconstrução do ligamento é mandatória.
O cirurgião faz uma incisão (corte) no joelho para a retirada do enxerto escolhido (tendão dos músculos flexores ou patelar, normalmente) e este é preparado para que possa substituir o LCA. Após isso o ortopedista inicia a parte artroscópica da cirurgia, realizando dois pequenos furos na frente do joelho.