Contrabaixos acústicos verticais produzem um som mais clássico, acionado pela vibração produzida pelas cordas ao serem pressionadas contra o arco resinado. ... Já os baixos elétricos necessitam de amplificação externa para a propagação do som e podem ter captação ativa ou passiva.
Características e história. Nos anos 1950, o grande problema dos contrabaixistas da época era o transporte de seu instrumento, delicado (por ser feito de madeira), até que no ano de 1951 um técnico em eletrônica de 42 anos chamado Leo Fender criou o baixo elétrico.
As melhores marcas de contrabaixo do mundo! Conheça e compare
Amplificador para contrabaixo: Estudo
Lista das 6 melhores marcas de contrabaixo para iniciantes
Guia rápido para iniciantes: como escolher um baixo
É um Precision Bass extremamente versátil e com ótimo custo benefício, perfeito para tocar ritmos de rock....Design Clássico e Desempenho de Peso.
Um Contra baixo Passivo normalmente possui um timbre mais definido, um Jazz Bass, por exemplo, vai ser sempre vintage. Já os Baixos com circuito Ativo possuem mais opções de regulagens, logo eles podem ser mais agudos ou mais graves por causa do circuito de equalização (EQ). No final, nenhum é melhor que o outro.
É possível transformar um baixo ativo em passivo? Sim, mas se a captação for ativa tem que ver quais são os captadores passivos disponíveis no mercado que cabem na furação original, ou mexer na furação. A ideia seria não ter necessidade de trocar bateria, etc.
Em baixos de captação passiva, a madeira do corpo do instrumento apresenta maior influência no timbre final, trazendo ao músico um som mais orgânico do que eletrônico. O som dos baixos que apresentam captação ativa são mais naturais, produzindo sons mais “gordos” e limpos, perfeito para adeptos do “slapping”.