Catacrese é uma figura de linguagem que consiste no emprego do sentido figurado das palavras. Muito utilizada na linguagem oral (por exemplo, “perna da mesa”), funciona como uma espécie de metáfora desgastada.
Exemplos de catacrese no dia a dia
Vejamos alguns exemplos bem comuns:
Exemplos de metonímia A expressão “beber uma garrafa” é uma metonímia. Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação.
5 exemplos de metonímia: "O bonde passava cheio de pernas." "Tomei uma coca-cola no almoço." ... Metonímia é uma figura de linguagem marcada pela substituição de um termo por outro que guardam entre si uma relação de contiguidade, ou seja, um faz parte do outro.
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido....Observe os exemplos abaixo:
Tipos de metonímia
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra com a qual haja uma relação de sentido. Veja alguns exemplos: - Leio Machado de Assis há anos.
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
É o nome que se dá para a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. Se já tiver acontecido de você ouvir um determinado som e pensar em alguma cor ou se você associar números a uma cor, por exemplo, significa que você também tem.
Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se apenas que ela tenha causa hereditária, seja mais comum em mulheres e em pessoas canhotas.
A abordagem mnemônica da sinestesia na arte ocorre quando um trabalho artístico evoca correspondências sensoriais através de objetos que remetem a memórias sensoriais de outros domínios, causando estranheza. A obra Le déjeuner en fourrure (1936), de Meret Oppenheim (1913-1985), é um exemplo deste tipo de aproximação.