O que causa a intolerância à lactose Os sintomas decorrem da incapacidade total ou parcial do organismo de produzir a lactase, uma enzima que quebra a lactose, o açúcar dos produtos lácteos. Com isso, o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias que vivem ali, provocando mal-estar.
Os desconfortos normalmente começam de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de alimentos que contenham a lactose e podem levar de 6 a 12h.
Como funciona o exame? Um dos exames mais comuns para descobrir se a pessoa tem intolerância à lactose é o de sangue. Nele, são coletada diversas amostras do paciente: uma em jejum e as outras, de trinta em trinta minutos após consumir lactose líquida.
II - Preparo - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). - O cliente não deve tomar laxante na véspera do teste. - O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta e 24 horas após o exame.
Nesse exame, amostras de sangue são coletadas uma antes e outra depois da ingestão de uma solução padronizada de lactose. Em pessoas que não apresentam intolerância à lactose, os níveis de glicemia, pós ingestão de lactose devem se elevar, ao menos, 20 mg/dL em relação ao valor basal da outra.
Existem no mercado diversos produtos zero lactose. Ou seja, produtos que não contém esse açúcar do leite – ou têm uma quantidade muito pequena. Eles são destinados a pessoas que têm dificuldade em digerir a lactose, portanto, que são intolerantes à lactose. Mas você sabe como são feitos os produtos zero lactose?