LOCALIZANDO A NOTA FÁ Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Fá é a primeira tecla branca, antes da primeira tecla preta (Fá#).
Fá maior (abreviada no sistema europeu como Fá, e como F no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala maior de fá, e contém as notas fá, sol, lá, si bemol, dó, ré, mi e fá. ... Sua tonalidade relativa é ré menor e a tonalidade homônima é fá menor.
A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão.
O que o aluno precisa treinar é a passagem do dedo 1 (Polegar) por baixo do dedo 3. Quando estiver na frente do teclado toque a sequência correta acima e entenda que o dedo 1 que toca o C, logo se prepara para tocar o F depois que o dedo 3 toco o E. Tecladista!
Com certeza você já ouviu falar delas:
As notas musicais são aquelas que você já conhece independente de saber ler partitura ou não: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Já as FIGURAS DE NOTAS são figuras que vão te mostrar a duração de cada nota que você toca. Imagine por exemplo que você tem que tocar as notas Dó, Ré e Mi em sequência.
Caso você ainda não saiba a forma dos acordes listados acima, acompanhe as ilustrações abaixo:
Agora que já sabe os intervalos musicais, vamos lá!
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
As letras A, B, C, D, E, F e G são utilizadas para as alturas musicais lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utilizam os sinais ♯ (em inglês: sharp, "sustenido") e ♭ (em inglês: flat, "bemol") para representar as alterações cromáticas dessas notas.
Fá Sustenido menor (F#m) ou Sol Bemol menor (Gbm) - Violão.
As cifras correspondem as 7 notas musicais, dó, ré, mí, fá, sol, lá, sí e começa novamente, é um ciclo. E você vai precisar de guardar a sequência das 7 notas musicais.
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… ... Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente. Essa sequência de distâncias foi: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom…
Para que Serve a Escala Musical? As escalas musicais são a base para a harmonização e melodia das músicas que conhecemos. Isso porque é a partir delas que os acordes são formados! Os acordes da escala maior de Dó, por exemplo, são formados somente pelas notas da escala maior de Dó.
Segundo o pianista Duane Shinn, os tipos de escalas mais comuns são: maiores, menores, cromáticas, tons inteiros e modos. A escalas naturais são chamadas assim por serem as mais básicas na teoria musical. A escala maior de dó (dó ré mi fá sol lá si) é um exemplo de escala natural.