“Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”. Ex: O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.
Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.
Significado de Cuja substantivo feminino [Popular] Pessoa qualquer, sem identificação; dita-cuja: a cuja foi presa em flagrante. Etimologia (origem da palavra cuja). Feminino de cujo; do latim cuju; variação do adjetivo "cujus".
Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra. Os pais, cuja casa fica na Rua "Tal", no Bairro "Tal", nesta urbe, foram negligentes com os seus filhos.
substantivo masculino Modo usado para falar sobre alguém sem ter de identificar essa pessoa, sem dizer o seu nome; fulano, sujeito. Etimologia (origem da palavra dito-cujo).