As principais modificações foliares existentes são as brácteas, catafilos, cotilédones, espinhos, filódios e gavinhas. A folha é um órgão vegetal de formato normalmente laminar e que atua, principalmente, na captação de luz para a realização do processo de fotossíntese.
Algumas plantas que possuem esse tipo de caule se prendem aos suportes através de raízes, ou então por meio de adaptações da planta, chamadas de gavinhas. Esse tipo de caule pode ser encontrado no maracujá, chuchu, jasmins, etc. Existem quatro tipos de caules eretos, são eles: tronco, haste, estipe e colmo.
monocotiledônea
→ Exemplos de monocotiledôneas Entre as plantas classificadas dessa forma, podemos destacar: antúrios, lírios, orquídeas, palmeiras, gramas, arroz, trigo, aveia, cana-de-açúcar, cebola, alho, bananeira etc.
As monocotiledôneas são uma classe de plantas que têm apenas um cotilédone em sua semente. Já as dicotiledôneas são uma classe de plantas que se caracteriza pela presença de dois cotilédones laterais em cada semente. As duas classes possuem diferenças também em suas flores, caule, folhas e outras características.
Também conhecidas como magnoliopsidas, as dicotiledôneas são plantas (angiospermas) que possuem dois ou mais cotilédones na semente. Os cotilédones são as folhas iniciais dos embriões das plantas. Características principais das dicotiledôneas: ... - Presença de pecíolo (parte que liga o caule ao limbo) na folha.
As dicotiledôneas são angiospermas caracterizados, em suma, por apresentarem dois ou mais cotilédones em sua região embrionária (semente). Elas se caracterizam, além disso, por apresentarem folhas reticulares, bem como flores tetramêras ou pentâmeras.
As plantas apresentam ciclo de vida com alternância de geração. Podemos dividir as plantas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
De forma geral, as plantas pertencentes ao Reino Vegetal possuem: raiz (fixação e nutrição), caule (suporte e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores (reprodução) e frutos (proteção das sementes).
As traqueófitas são as plantas que possuem sistema vascular, estando incluso nesse grupo as plantas vasculares sem sementes, as gimnospermas e as angiospermas. A presença do sistema vascular, que é formado pelo xilema e floema, contribuiu para o sucesso das plantas na ocupação do ambiente terrestre.