Segundo Libâneo (2002) educar, que advém do latim educare, é conduzir de um estado a outro; é modificar numa certa direção o que é suscetível de educação. Nesse sentido o ato pedagógico pode, então, ser definido: a. Como uma atividade intrapessoal que não sofre influência do meio.
A metodologia de ensino de Paulo Freire Em seu livro Pedagogia do Oprimido, Freire coloca o papel da educação como um ato político, que liberta os indivíduos por meio da “consciência crítica, transformadora e diferencial, que emerge da educação como uma prática de liberdade”.
Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. ... No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
A educação é o caminho assertivo. É ferramenta, arma e um dos pilares mais importantes na construção de um mundo melhor. Talvez muitos ainda não reconheçam o poder que a educação tem de transformação social e cultural na vida de uma pessoa.
A escola exerce dois papéis fundamentais na sociedade: socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos estudantes. Esses dois papéis compõem a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade.